EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Energia eólica: é necessário torna-la ainda mais limpa

 

eólica

Energia eólica: é necessário torna-la ainda mais limpa, artigo de Vivaldo José Breternitz

É preciso que nos conscientizemos de que, apesar de a energia eólica ser um grande avanço, há muito a fazer para que ela se torne ainda mais limpa e segura

A geração de energia elétrica com o uso de turbinas eólicas é, do ponto de vista ambiental, muito melhor do que geração a partir da queima de combustíveis fósseis.

No entanto, a energia eólica não é totalmente limpa: um recente estudo da University of South Australia analisa um problema sério, o descarte das pás dessas turbinas, problema que se agrava com a expansão da geração de energia eólica: apenas na Alemanha, pretende-se instalar entre 1.000 e 1.500 turbinas por ano.

As pás tem uma durabilidade prevista de 20 a 25 anos, e já em 2023, 14 mil delas precisarão ser substituídas, apenas na Europa. Segundo o professor Peter Majewski, que coordenou o estudo, a reciclagem dessas pás não é economicamente viável, devendo uma solução para o problema ser planejada envolvendo empresas e governos.

As pás são feitas basicamente com fibra de vidro e resina epóxi, e normalmente são descartadas em aterros sanitários ou incineradas em fornos usados na produção de cimento, o que não é bom para o meio ambiente; levando-se em conta o aumento do número pás a serem descartadas, essas soluções logo deixarão de ser aceitáveis.

Algumas pás passam por reciclagem, sendo transformadas em móveis ou laminados para uso em pisos e revestimentos; esse modelo de reciclagem também não conseguirá absorver todas as pás a serem descartadas.

Ao problema do descarte das pás juntam-se outros, como o ruído produzido por turbinas instaladas em áreas residenciais, além da morte de pássaros – estima-se que na Alemanha as turbinas matem 100 mil aves por ano, um número relativamente pequeno se considerarmos as 108 milhões que morrem ao chocar-se com fachadas de vidro e as 70 milhões que colidem com veículos em movimento.

Há ainda problemas de segurança cibernética: computadores controlam as turbinas, e alguns desses ainda usam o Windows 2000, que deixou de receber atualizações de segurança em 2010.

Em função de tudo isso, é preciso que nos conscientizemos de que, apesar de a energia eólica ser um grande avanço, há muito a fazer para que ela se torne ainda mais limpa e segura.

(*) Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

One thought on “Energia eólica: é necessário torna-la ainda mais limpa

  • SEVERINO SOARES AGRA FILHO

    o termo energia limpa sempre será inadequado quando consideramos a cadeia produtiva
    quem tem real preocupação ambiental deve evitar usar esta terminologia

Fechado para comentários.