EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Estudo revela conexão entre taxas de câncer e fumigação de agrotóxicos

 

pulverização de agrotóxicos
Crédito: Tamina Miller/Flickr , CC BY-NC 2.0

Estudo revela conexão entre taxas de câncer e fumigação de agrotóxicos

Análise de dados de 11 estados do oeste dos EUA encontrou taxas mais altas de câncer em pessoas que vivem em áreas com alto controle de pragas baseado em fumigação.

Por Rachel Fritts*, EOS

Em todo o mundo, os agricultores a cada ano cobrem seus campos com centenas de milhões de quilos de herbicidas, inseticidas, fungicidas e fumigantes. Esses tratamentos químicos cuidam efetivamente de pragas que danificam as plantações, mas muitos têm efeitos colaterais negativos para pessoas e outros animais no ecossistema. 

Ao longo do último meio século, muitos pesticidas, como o DDT , foram proibidos por causa de seus impactos na saúde e no meio ambiente. No entanto, os agricultores nos Estados Unidos ainda usam dezenas de produtos químicos que foram proibidos em outros países.

Estudos anteriores encontraram uma ligação provável entre as taxas de câncer e alguns dos pesticidas ainda aplicados hoje. A maior parte desta pesquisa, no entanto, concentrou-se em estudos de caso específicos de trabalhadores agrícolas expostos. José et ai. estudar como simplesmente estar em risco de exposição a pesticidas afeta a saúde das pessoas. A equipe analisou dados de câncer e pesticidas nos 11 estados mais ocidentais dos EUA para ver se alguma conexão poderia surgir entre as taxas mais altas de câncer e o uso de certos tipos de produtos químicos agrícolas.

O estudo revelou uma conexão entre as taxas de câncer e fumigantes. Quanto maior a massa de fumigantes aplicada em uma região, maior a taxa de câncer pediátrico. Dois fumigantes de solo amplamente utilizados – metam sódio e metam potássio – também foram associados a uma maior prevalência geral de câncer. A influência cancerígena dos sais de metam pode acontecer após sua aplicação no solo, quando se decompõem em produtos químicos mais tóxicos e se espalham pelo ar. Por outro lado, os pesquisadores não encontraram uma conexão entre o risco de câncer e a quantidade de herbicida aplicada.

Embora os resultados deste estudo representem apenas correlações, eles demonstram a necessidade de mais investigações, segundo os autores. Esses resultados podem ser usados ​​para identificar áreas no oeste que requerem mais atenção à saúde pública. Os autores também sugerem que estudos futuros devem investigar a ligação entre o metam, os produtos químicos em que se decompõe e o câncer. ( GeoSaúde , https://doi.org/10.1029/2021GH000544 , 2022)

—Rachel Fritts, Escritora de Ciências

Referência:

Fritts, R. (2022), Living near fumigant-using farms could increase cancer risk, Eos, 103, https://doi.org/10.1029/2022EO220326. Published on 18 July 2022.

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]