EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mudanças Climáticas e Negócios Responsáveis

 

Mudanças Climáticas e Negócios Responsáveis

 

Nos últimos anos, a humanidade enfrentou uma série de catástrofes de diferentes personagens, que afetaram quase todos os países:

• — Inundações e furacões

• — A pandemia de Covid e a propagação de outras doenças

• — Guerras e violência armada

Mas há outra ameaça à frente, que é muito comentada na década passada. As medidas práticas para evitá-lo ainda não estão sendo tomadas em um nível suficiente para dizer que podem impactar seriamente algo. A gravidade deste problema é bem compreendida pela revista web EcoDebate de informação social e ambiental, que publica:

• – notícia

• — artigos

• — materiais analíticos sobre temas ambientais em geral e questões de mudanças climáticas em particular

Negócios responsáveis ​​e proteção ambiental

Quando se trata de responsabilidade ambiental, toda empresa precisa repensar seu impacto no meio ambiente:

• — Analisar e planejar o que pode ser alterado para eliminar o impacto negativo na natureza.

• — Comece a colocar o plano em ação dia a dia. Comece com pequenos passos, pelo menos com um lembrete de quão importante é essa questão. Por exemplo:

• –   Ao criar um cartão de visita online grátis, adicione ali elementos de estilo ecológico.

• – Adicione um tema ambiental aos seus produtos de marca.

• – Deixe o tema ambiental ser abordado em seu site.

Tempo

https://www.shl.com/resources/by-type/blog/2022/how-people-science-can-support-climate-change-initiatives/

Quando a conscientização sobre a importância dessa questão for formada, faça um brainstorming com os funcionários para descobrir o maior número possível de ideias sobre como você pode minimizar seu impacto ambiental.

Use os tópicos da revista eletrônica EcoDebate em suas discussões

Para atualizar o problema das mudanças climáticas em sua equipe, slogans simples não serão suficientes. Você precisa confiar em fatos que demonstram de forma chocante que se a humanidade como um todo e cada um de nós não pensar hoje e mudar seu modo de vida habitual, amanhã, isso terá que ser feito em uma situação muito mais desfavorável.

A revista eletrônica EcoDebate foi criada especificamente para:

• — reunir

• — analisar

• — discutir questões ambientais

Seus autores e principais leitores são ativistas de movimentos sociais que buscam não apenas transmitir ao público toda a extensão da ameaça, mas também tomar medidas ativas para combatê-la.

seca

https://www.voicesofyouth.org/blog/climate-change-thread

No entanto, hoje, torna-se cada vez mais óbvio que é impossível mudar alguma coisa apenas através dos esforços dos ativistas. Assim, ao envolver empresas responsáveis ​​nas atividades de proteção ambiental, espera-se alargar o círculo de participantes a quem este tema não é indiferente. E quanto maior esse círculo, maior será o raio de ação dos programas que visam salvar o planeta de uma catástrofe climática.

Comunidade ideal para ativistas do EcoDebate

Mudar a estrutura social e torná-la mais receptiva às questões ambientais não é tão simples. Além disso, sem alterar os momentos fundamentais da vida das sociedades, não haverá nenhum efeito sobre os esforços de salvar o meio ambiente. Por isso, um dos temas centrais da revista é o debate sobre o modelo geral de desenvolvimento das sociedades.

Qual é o principal conceito do EcoDebate?

• — Rejeição de um regime explorador e irresponsável de apropriação de riqueza que funciona para uma minoria poderosa e gananciosa.

• — A favor de uma sociedade socialmente justa, responsável e cuidadosa com o meio ambiente e com o cidadão comum.

seca

https://www.mpg.de/11863295/climate

A revista EcoDebate com suas atividades é um exemplo de atitude responsável em relação às questões levantadas. Todos os artigos e materiais do site são gratuitos para que o número máximo de pessoas possa ter acesso a informações críticas. Este não é um projeto comercial, mas sim o desejo de participar juntos na solução de um problema que se torna cada vez mais evidente a cada dia.

O que as empresas podem fazer para salvar o meio ambiente?

É claro que a abordagem de um conjunto de medidas para os negócios será diferente dependendo do grau de seu impacto no meio ambiente. Uma empresa que despeja esgoto em cursos d’água ou libera gases venenosos na atmosfera é certamente diferente de uma imobiliária que aluga um escritório em um distrito comercial.

Mas em ambos os casos, assim como em muitos outros casos únicos, há espaço para revisão das práticas cotidianas. Aqui está uma pequena lista de medidas que qualquer empresa pode tomar :

• — Otimize o espaço do seu escritório. É possível que você tenha funcionários sentados em salas separadas que são bem iluminadas e consomem muita eletricidade?

• — Otimize as rotas de transporte de seus funcionários. Use medidas econômicas para incentivar o compartilhamento de carros para que os funcionários que moram próximos uns dos outros não se desloquem para o trabalho em veículos separados.

• — Otimizar o consumo de água no escritório. Instale torneiras que respondam à demanda para reduzir vazamentos desnecessários. Além disso, considere um fornecimento centralizado de água potável para que cada funcionário não ande com uma garrafa de plástico.

Tempo

https://watereurope.eu/eu-adopts-new-strategy-on-adaptation-to-climate-change/

Esses são apenas alguns passos óbvios que podem ser dados por qualquer empresa responsável que queira apoiar o movimento ambientalista. Leia o que mais pode ser feito nas páginas da exclusiva revista eletrônica EcoDebate, que faz de tudo para tornar as questões ambientais óbvias para o maior número de pessoas.

 

em EcoDebate , ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]