Mudanças climáticas estão alterando as florestas tropicais

 

Mudanças climáticas estão alterando as florestas tropicais

As mudanças climáticas – principalmente o aumento das temperaturas e a diminuição das chuvas – aparentemente são os principais impulsionadores dessas mudanças

Caros colegas,

O artigo Climate Change Affects Reproductive Phenology in Lianas of Australia’s Wet Tropics, indicado abaixo, acaba de ser publicado, resumindo as principais descobertas de um estudo de 15 anos nas florestas tropicais da Austrália tropical.

Ele fornece evidências de que as assembleias de lianas na Austrália tropical estão mudando de maneira importante ao longo do tempo, especialmente em termos de aumentar sua frutificação e floração.

Isso é altamente relevante porque as lianas, como principais parasitas estruturais das árvores, influenciam fortemente a composição, dinâmica e armazenamento de carbono da maioria das florestas tropicais.

As mudanças climáticas – principalmente o aumento das temperaturas e a diminuição das chuvas – aparentemente são os principais impulsionadores dessas mudanças.

————–

Também estou anexando dois documentos de nosso trabalho de longo prazo na Amazônia, pois também encontramos evidências de que as comunidades de cipós também estão mudando ao longo do tempo, novamente evidentemente em resposta aos impulsionadores da mudança global.

Se possível, sugerimos que estes artigos sejam indicados e compartilhados com colegas e alunos interessados.

Tudo de bom a todos(as),

Bill

Referências:

Vogado, N., et al. 2022. Climate change affects reproductive phenology in lianas of Australia’s wet tropics. Frontiers in Forests and Global Change 5:787950.
https://doi.org/10.3389/ffgc.2022.787950

Laurance, W. F., et al. 2014. Long-term changes in liana abundance and forest dynamics in undisturbed Amazonian forests. Ecology 95:1604–1611.
https://doi.org/10.1890/13-1571.1

Laurance, W. F., et al. 2018. An Amazonian rainforest and its fragments as a laboratory of global change. Biological Reviews 93:223-247.
https://doi.org/10.1111/brv.12343

William F. Laurance, PhD, FAA, FAAAS, QAAS, FRSQ
Distinguished Research Professor
Australian Laureate & Prince Bernhard Chair in International Nature Conservation (Emeritus)
Director of the Centre for Tropical Environmental and Sustainability Science (TESS)
Director of ALERT (ALERT-conservation.org)

College of Science and Engineering
James Cook University
Cairns, Queensland 4878, Australia

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 13/06/2022

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top