EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Viagem sustentável: 5 Destinos brasileiros para fazer Ecoturismo

 

Viagem sustentável: 5 Destinos brasileiros para fazer Ecoturismo

Viagem sustentável: 5 Destinos brasileiros para fazer Ecoturismo

Dentro da oferta turística do Brasil, o turismo ecológico está virando tendência. Para quem não sabe do que se trata, o Ecoturismo – como foi denominado pelo Ministério do Meio Ambiente em 1994 – é um segmento importante dentro da indústria que procura promover a educação ambiental através da utilização do patrimônio natural e cultural de forma sustentável, sem alterar o equilíbrio do meio ambiente.

O modelo, que está ganhando muita popularidade, é certamente uma ferramenta eficaz para gerar benefícios econômicos (empregos e renda) e ao mesmo tempo promover ações de preservação dos recursos naturais.

Brasil: um paraíso para o Ecoturismo

Brasil: um paraíso para o Ecoturismo

Graças às suas praias, parques, cachoeiras, montanhas, florestas, dunas, lagoas e milhares de outras riquezas naturais, o Brasil é o lugar ideal para a prática do Ecoturismo.

O nosso país está cheio de destinos que permitem aos visitantes conhecer e apreciar a natureza, levando em consideração a preservação do ambiente.

Sendo assim, selecionamos aqui 5 incríveis destinos brasileiros de Ecoturismo para curtir o patrimônio natural de uma forma bem sustentável. Confira!

 

Búzios – RJ

Mais conhecida como Búzios, Armação dos Búzios é uma cidade que atrai milhares de turistas do mundo todo para a prática do Ecoturismo. Com montanhas recobertas pela Mata Atlântica e mais de vinte praias para absolutamente todos os gostos, Búzios está repleta de paisagens naturais para explorar. Sendo assim, é preciso planejar bem onde ficar para aproveitar melhor o roteiro. Nesse sentido, apesar da extensa rede hoteleira presente hoje na cidade, uma pousada em Búzios é sempre uma ótima opção.

Para quem gosta de se exercitar, Búzios proporciona diversas possibilidades dentro do segmento do Ecoturismo: trekking, mountain bike, iatismo, mergulho, cavalgadas, rafting, rapel, além de outras opções mais radicais, para as quais é quesito contratar um profissional.

Nos arredores de Búzios existem também diversos locais nos quais é possível encontrar trilhas, rios e lagos cristalinos ou simplesmente lugares propícios para dar uma boa caminhada sem alterar o meio ambiente. Caso preferir sossego e não quiser ficar no centro, procure uma pousada em búzios, que lhe permitirá relaxar e fugir do agito, principalmente nos finais de semana.

 

Chapada dos Veadeiros – GO

Localizado no nordeste do estado de Goiás, com uma área de mais de 240 hectares, o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros é tão impressionante que foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco em 2001.

Engana-se quem pensa que a Chapada dos Veadeiros é só a Cachoeira Santa Bárbara, cujas águas cristalinas estão ficando cada vez mais famosas nas redes sociais. Se bem ela é encantadora e merece um capítulo à parte na viagem de qualquer amante do Ecoturismo à Chapada, a região abriga uma enorme quantidade de atrativos naturais, como cânions, grutas, paredões de pedra, outras cachoeiras de mais de 100 metros e trilhas.

O aeroporto mais próximo para chegar até a Chapada dos Veadeiros é o de Brasília. Lá, o ideal é alugar um veículo e fazer os 223km rodando, para ter liberdade de roteiros e horários e para percorrer os pontos de interesse, que são bem distantes uns dos outros.

Se bem não é exigência alugar um carro com tração, saiba que as estradas são quase todas de terra e algumas de condições muito precárias (leve sempre combustível de sobra!). Além disso, é importante ter em mente que o período de chuvas, que vai de outubro a abril, pode atrapalhar (e muito!) a viagem.

 

Bonito – MS

Bonito é uma cidade destacada internacionalmente como um dos melhores destinos para o Ecoturismo. Aliás, a região é considerada a capital do Ecoturismo no Brasil.

Com grutas, trilhas, lagoas e outras paisagens deslumbrantes, a beleza natural de Bonito é de tirar o fôlego (o nome não é à toa), e a cidade oferece diversas atividades para interagir com esse patrimônio de forma consciente.

No entanto, Bonito atrai principalmente turistas em busca de mergulho e flutuação, já que um dos passeios mais procurados pelos visitantes é o mergulho de snorkel no Rio da Prata.

Vale ressaltar que a cidade possui toda uma estrutura de preservação em si para receber turistas. Assim, para fazer qualquer tipo de passeio, é preciso pagar uma taxa e contratar um guia, mas leve em consideração que o controle realmente vale a pena. É o único jeito de conservar em boas condições um ecossistema tão rico, delicado e impressionante como o de Bonito.

 

Pantanal – MS

Criado em 1981 com uma área de 135 mil ha, o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense é praticamente um convite irrecusável para quem adora o Ecoturismo.

Dentre os principais atrativos e atividades para fazer dentro do segmento há trilhas e travessias embarcadas (geralmente por meio de lanchas) para apreciação da flora e da fauna local em regiões alagadas. Leve em conta que a temporada ideal para o passeio é a estação seca, que vai de abril a setembro, quando os animais (jacarés, onças pintadas, cervos e capivaras) vão para as margens dos rios. Inesquecível!

 

Lençóis Maranhenses – MA

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um destino incrível que sempre supera as expectativas de quem ama a natureza e quer viajar de uma forma sustentável, sem alterar o meio ambiente. A paisagem, caracterizada por maravilhosas lagoas de água doce abraçadas por dunas de areias brancas, é tão única e impressionante que torna impossível não se apaixonar pelo lugar.

Existem diversas atividades para fazer no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses para os adeptos do Ecoturismo: banhos de rio com a temperatura perfeita, passeios pelas dunas e lagoas em quadriciclo e lancha, aulas de kitesurfe e até sobrevoos para ver do alto as paisagens e as regiões mais isoladas.

As cidades para se hospedar que ficam mais perto do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são Santo Amaro e Barreirinhas, sendo a última a mais fácil de ser acessada. Se for alugar um veículo, tenha em mente que as estradas são bastante precárias e não estão todas asfaltadas.

Sendo assim, para quem tem poucos dias ou prefere não viajar de carro, uma boa dica é procurar uma agência de turismo. Isso lhe permitirá otimizar o tempo sem deixar de conhecer os principais e melhores atrativos.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 24/05/2022

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “Viagem sustentável: 5 Destinos brasileiros para fazer Ecoturismo

  • O Brasil é rico em destinos de ecoturismo. O post cita os 5 principais, mas além destes há muitos outros igualmente repletos de belezas naturais como a magnífica Chapada Diamantina na Bahia, a Chapada dos Guimarães no Mato Grosso e inúmeras cachoeiras em Minas Gerais e Goiás.

Fechado para comentários.