EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Trabalhar em casa está nos tornando mais eco conscientes?

 

Trabalhar em casa está nos tornando mais eco conscientes?

Não há como negar que houve uma transformação nos últimos anos quando se trata de trabalho remoto em todo o mundo. O home office é muito mais comum atualmente, e a maioria das pessoas que começaram a trabalhar em casa muito provavelmente continuará a fazê-lo no futuro.

Isso levou as empresas a experimentar diferentes modelos de trabalho e encontrar maneiras de integrar a nova realidade à vida diária dos funcionários. Mas como essa rápida mudança afetou o meio ambiente?

trabalhar em casa
Imagem: Pixabay

Nesta leitura, vamos ver se trabalhar a partir de casa nos torna mais conscientes em relação ao meio ambiente. Examinando vários fatores, por exemplo, como o trabalho em casa mudou os hábitos das pessoas em relação à energia, à tecnologia, ao transporte e desperdício, podemos ter uma imagem mais clara. Vamos lá!

Como o trabalho em casa afetou a tecnologia e a energia?

Começando pela tecnologia, podemos dizer com segurança que trabalhar a partir de casa transformou a indústria em grande medida. Muitas tecnologias inovadoras foram desenvolvidas para apoiar as necessidades do trabalho remoto.

Alguns dos softwares mais inovadores que ampliaram seu alcance por conta do trabalho remoto são relacioandos à segurança cibernética. Milhões de trabalhadores e empresas são incentivados a usar gerenciadores de senhas e VPN baixar para garantir a segurança de seus dados. Proteger suas senhas, sua localização e seus dados comerciais/pessoais com esse tipo software é, em última instância, importante quando se trabalha a partir de casa.

Além disso, muitas empresas estão fornecendo laptops e desktops a seus funcionários para atender às suas necessidades profissionais. Isso não significa necessariamente que o ambiente esteja automaticamente sobrecarregado por esses dispositivos. Afinal, a maioria das empresas tem inúmeros dispositivos eletrônicos em seus escritórios. Mas a quantidade de tempo gasto em comunicações on-line e necessidades tecnológicas aumentou definitivamente.

Ainda assim, os estudos científicos ainda não são conclusivos sobre se esta mudança tem um impacto positivo ou negativo sobre a pegada energética. Isso ainda é tema de análise.

O trabalho remoto afetou o transporte e os hábitos de desperdício?

Quando se trata de transporte e hábitos de desperdício, no entanto, o trabalho em casa definitivamente tem ajudado. Milhões de pessoas não são mais obrigadas a dirigir carros até o trabalho todos os dias. Embora isso tenha levado a um aumento das viagens não relacionadas ao trabalho e viagens curtas, o resultado final parece ser positivo. O aumento das vendas de carros elétricos nos últimos anos também vem contribuindo nesse sentido.

O mesmo se aplica a nossos hábitos de desperdício. Para ser preciso, a reciclagem aumentou nos últimos anos, e as pessoas parecem estar praticando uma gestão positiva dos resíduos. Naturalmente, houve um aumento significativo no lixo eletrônico e elétrico.

E trabalhar remoto teve impacto no aumento do lixo eletrônico em todo o mundo. Afinal, trabalhar em casa é mais correto ecologicamente? Vamos dar uma olhada mais de perto.

Trabalhar em casa: isso nos tornará mais eco conscientes no futuro?

Respondendo à pergunta, ainda não se pode afirmar que trabalhar em casa tenha nos tornado mais conscientes sobre o meio ambiente. Mas tenha em mente que o teletrabalho é uma fase de transição e que ainda há muito a melhorar. Por exemplo, as empresas podem tomar várias medidas para tornar o trabalho remoto mais sustentável.

Incorporar uma cultura amiga do clima através de decisões difíceis pode ser um bom primeiro passo. Além disso, as empresas já começaram a oferecer medidas de apoio, como a reciclagem de dispositivos eletrônicos e do lixo eletrônico por meio de parcerias com empresas relevantes.

Está ficando claro que, embora trabalhar em casa possa ser a solução mais correta ecologicamente, não é tão simples assim. Usar menos energia no escritório e eliminar a necessidade de deslocamento são passos na direção certa. Ainda assim, há muitas medidas que devem ser tomadas no futuro para tornar o teletrabalho mais sustentável.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.