Cinco receitas para evitar o desperdício de alimentos

 

ideias para aproveitar melhor os alimentos

Cinco receitas para evitar o desperdício de alimentos

O arroz e o feijão são indispensáveis no prato do brasileiro, mas também são alguns dos alimentos mais desperdiçados no país.

Segundo estudo do Intercâmbio Brasil-União Europeia, 22% do arroz e 16% do feijão consumido no país são descartados, o que faz com que o Brasil esteja entre as dez nações que mais desperdiçam no mundo.

Para conscientizar a população sobre os prejuízos que esta prática pode causar, além de oferecer alternativas de como aproveitar ao máximo os alimentos, a GRSA|Compass realiza no Brasil, pelo quarto ano, o movimento contra o desperdício de alimentos, o Stop Food Waste Day. Durante este mês, está sendo realizada a campanha “Juntos contra o Desperdício”, que contará com uma série de ações para impactar as pessoas sobre a necessidade de reduzir o desperdício de alimentos.

Como parte das iniciativas, a divulgação de receitas que ensinam a aproveitar ao máximo os alimentos, de forma bastante nutritiva e sustentável. Confira cinco delas, disponíveis também no canal do Youtube (confira no link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLlJsCQkZssvkKKw-ikf4JEYv0Zr0ZyG9n) e no e-book gratuito, que pode ser baixado no site https://stopfoodwasteday.com.br/.

1. Arroz de couve-flor

Ingredientes

1 unidade grande de couve-flor

1 colher de sopa de azeite de oliva

30 gramas de cebola

20 gramas de salsa

Sal a gosto

Modo de preparo

Cozinhe a couve-flor com o sal e escorra e corte bem miúda. Em uma frigideira, coloque o azeite e a cebola picadinha para dourar. Coloque a couve-flor picada e deixe refogar. Por fim coloque a salsa e sirva.

2. Bolinhos de talos e folhas de couve-flor

Ingredientes

1 xícara (chá) de talos

2 OVOS

3 colheres de sopa de farinha

de trigo

½ xícara (chá) de leite

Sal e pimenta do reino a gosto

1 colher (chá) fermento em pó

Modo de preparo

Lave bem os talos e folhas e corte em cubinhos. Bata os ovos, acrescente o restante dos ingredientes e por último o fermento. Misture bem. Frite os bolinhos a colheradas em óleo quente.

3. Pudim de casca de abacaxi

Ingredientes

Casca de um abacaxi médio

1 litro de água

1 xícara de chá de açúcar

1 canela em pau

100 g de amido de milho

300 ml de leite

Modo de preparo

Descasque o abacaxi, coloque para ferver com 1 litro de água, a canela e o açúcar. Deixe ferver por 20 minutos. Prepare para coar em chinuá, diluir o amido no leite e misturar no caldo de abacaxi, voltando ao fogo por 3 minutos. Coloque em travessinhas.

Calda: pegue 4 colheres de açúcar e coloque em uma panela para derreter. Acrescente o brunoise de talo do abacaxi com o caldo. Derreterá bem e a calda já estará pronta. Assim que esfriar, coloque em cima dos pudins.

Abacaxi: sirva em rodelas como fruta.

4. Doce de abóbora

Ingredientes

1 quilo de abóbora picada com casca

3 xícaras de açúcar (chá)

Canela em pau a gosto

Modo de preparo 1

Limpe a abóbora, reserve a semente, pique com a casca e lave para cozinhar com o açúcar e a canela. Cozinhe bem. Sempre em fogo baixo por mais ou menos uma hora ou até que esteja pronto.

Modo de preparo 2

Limpe a abóbora, reserve a semente, pique com a casca e leve para cozinhar com o açúcar e a canela. Cozinhe bem. Sempre em fogo baixo por mais ou menos uma hora. No final desse processo, bata o doce no liquidificador. Não deixe batendo muito.

5. Arroz de abóbora

Modo de preparo

Pegue a semente de abóbora reservada, lave bem e leve ao forno para assar. Após assada, retire do forno e tire a pele branca. Em uma frigideira, coloque uma colher de azeite de oliva, acrescente as sementes, salsa picada. Adicione ao arroz que será servido.

Dia D

O dia D da campanha Stop Food Waste Day Brasil será em 27 de abril, com uma programação online intensa, composta por debates e reflexões sobre toda a cadeia de alimentos do país com o foco em novas alternativas para redução de perdas e de melhor aproveitamento.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 25/04/2022

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top