EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Sobrevivência das aves em paisagens naturais fragmentadas

 

Sobrevivência das aves em paisagens naturais fragmentadas

Caros Colegas,

Indico, para conhecimento e informação, o artigo “Conservation of birds in fragmented landscapes requires protected areas“, uma nova meta-análise global de aves em paisagens naturais fragmentadas.

O estudo envolveu cerca de 2.000 espécies de aves em mais de 700 fragmentos de habitat em todo o mundo.

  • Nesta análise, descobrimos que o tamanho do fragmento e o status de proteção são de importância fundamental para a diversidade das aves.
  • Concluímos que mesmo fragmentos de habitat muito pequenos (> 50 hectares) podem beneficiar as aves se o fragmento gozar de proteção legal total.
  • Mas se apenas moderadamente protegido, um fragmento precisa ser consideravelmente maior (> 175 hectares) para aumentar a diversidade de aves.

Assim, mesmo fragmentos relativamente pequenos ainda podem ter valor substancial para a biodiversidade, especialmente se gozarem de proteção legal total, embora as espécies de aves mais vulneráveis ainda precisem de áreas florestais maiores e intactas.

Referência:

Timmers, R., M. van Kuijk, P. Verweij, J. Ghazoul, Y. Hautier, W. F. Laurance, et al. 2022. Conservation of birds in fragmented landscapes requires protected areas. Frontiers in Ecology and the Environment, doi:10.1002/fee.2485.

relação entre a probabilidade de ocorrência de espécies de aves e o tamanho do fragmento florestal e status de proteção
A relação entre a probabilidade de ocorrência de espécies de aves e o tamanho do fragmento florestal e status de proteção, com probabilidade de ocorrência mostrada para (a) todas as espécies de aves e (b) apenas espécies de aves ameaçadas. Os tamanhos de amostra (n) indicam o número de registros de ocorrência (presença ou ausência), os círculos representam os dados observados, as linhas representam as previsões do modelo linear generalizado de efeitos mistos (GLMM) ajustado, controlando todas as co-variáveis, e as faixas coloridas mostram os 95 % de intervalos de confiança (ICs) com base apenas em efeitos fixos. In Conservation of birds in fragmented landscapes requires protected area

 

Tudo de bom a todos(as),

Bill

William F. Laurance, PhD, FAA, FAAAS, QAAS, FRSQ
Distinguished Research Professor
Australian Laureate & Prince Bernhard Chair in International Nature Conservation (Emeritus)
Director of the Centre for Tropical Environmental and Sustainability Science (TESS)
Director of ALERT (ALERT-conservation.org)

College of Science and Engineering
James Cook University
Cairns, Queensland 4878, Australia

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]