EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Incêndios florestais devastam o solo e aquecem o planeta

 

queimada na amazônia

Incêndios florestais devastam o solo e aquecem o planeta

“O aumento dos aerossóis de carbono marrom levará ao aquecimento global ou regional, o que aumenta a probabilidade e a frequência de incêndios florestais”

A temporada de incêndios florestais de 2021 quebrou recordes em todo o mundo, deixando terras carbonizadas da Califórnia à Sibéria. O risco de incêndio está crescendo, e um relatório publicado pela ONU no mês passado alertou que os incêndios florestais estão a caminho de aumentar 50% até 2050.

Esses incêndios destroem casas, plantas e animais enquanto queimam, mas o risco não para lá. Na revista One Earth de 18 de março, os pesquisadores detalham como o carbono marrom liberado pela queima de biomassa no hemisfério norte está acelerando o aquecimento no Ártico e alertam que isso pode levar a ainda mais incêndios florestais no futuro.

Cell Press*

Incêndios florestais ardentes são acompanhados por vastas nuvens de fumaça marrom, compostas de partículas de carbono marrom suspensas no ar. Essa fumaça apresenta riscos à saúde e pode até bloquear o sol do verão, e os pesquisadores suspeitam que também possa estar contribuindo para o aquecimento global.

Em 2017, o navio quebra-gelo chinês Xue Long dirigiu-se ao Oceano Ártico para examinar quais aerossóis estavam flutuando no ar puro do Ártico e identificar suas fontes. Os cientistas do navio estavam particularmente curiosos sobre como o carbono marrom liberado por incêndios florestais estava afetando o clima e como seus efeitos de aquecimento em comparação com os do carbono preto mais denso da queima de combustível fóssil em alta temperatura, o segundo agente de aquecimento mais poderoso depois do dióxido de carbono.

Seus resultados mostraram que o carbono marrom estava contribuindo para o aquecimento mais do que se pensava anteriormente. “Para nossa surpresa, análises observacionais e simulações numéricas mostram que o efeito de aquecimento dos aerossóis de carbono marrom sobre o Ártico é de até 30% do carbono preto”, diz o autor sênior Pingqing Fu, químico atmosférico da Universidade de Tianjin.

Nos últimos 50 anos, o Ártico aqueceu a uma taxa três vezes maior do que o resto do planeta, e parece que os incêndios florestais estão ajudando a impulsionar essa discrepância. Os pesquisadores descobriram que o carbono marrom da queima de biomassa foi responsável pelo menos duas vezes mais aquecimento do que o carbono marrom da queima de combustíveis fósseis.

Como o carbono preto e o dióxido de carbono, o carbono marrom aquece o planeta absorvendo a radiação solar. Como as temperaturas mais altas estão ligadas ao aumento dos incêndios florestais nos últimos anos, isso leva a um ciclo de feedback positivo. “O aumento dos aerossóis de carbono marrom levará ao aquecimento global ou regional, o que aumenta a probabilidade e a frequência de incêndios florestais”, diz Fu. “O aumento dos eventos de incêndios florestais emitirá mais aerossóis de carbono marrom, aquecendo ainda mais a terra, tornando os incêndios mais frequentes”.

Para pesquisas futuras, Fu e seus colegas planejam investigar como os incêndios florestais estão mudando a composição do aerossol de outras fontes além do carbono marrom. Especificamente, eles estão interessados no efeito de incêndios em bioaerossóis, que se originam de plantas e animais e podem conter organismos vivos, incluindo patógenos. Enquanto isso, Fu pede que a atenção se concentre na mitigação de incêndios florestais. “Nossas descobertas destacam o quão importante é controlar os incêndios florestais”, diz ele.

Referência:

Brown carbon from biomass burning imposes strong circum-Arctic warming
One Earth, ISSN: 2590-3322, Vol: 5, Issue: 3, Page: 293-304
https://doi.org/10.1016/j.oneear.2022.02.006

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]