EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Relatório do IPCC indica que alguns impactos serão irreversíveis

 

Mudanças climáticas

Relatório do IPCC indica que alguns impactos serão irreversíveis

Muitos caminhos para parar as mudanças climáticas envolvem ultrapassar temporariamente 1,5°C. A última síntese de 34.000 referências diz que é uma má ideia.

Por Jenessa Duncombe*, American Geophysical Union

Incêndios florestais, mortes relacionadas ao calor, perda de empregos e infraestrutura costeira destruída: esses são apenas alguns dos danos que as temperaturas acima de 2°C causariam, de acordo com um relatório escrito por 270 cientistas convocados pelas Nações Unidas Programa Ambiental e a Organização Meteorológica Mundial.

“Esta avaliação pela primeira vez analisa e avalia em detalhes muito altos o impacto de um overshoot temporário. E o relatório indica claramente que haverá alguns impactos que serão irreversíveis mesmo que a temperatura volte a 1,5°C no final do século. Essa é uma das principais descobertas deste relatório”, disse Hoesung Lee , presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que divulgou o relatório hoje.

O overshoot é uma opção discutida por cientistas e formuladores de políticas para atingir uma temperatura média global “bem abaixo de 2°C” até o final do século. A opção inclui deixar as temperaturas globais subirem acima de 1,5°C ou mais e, em seguida, usar a captura de carbono para reduzir a temperatura em algumas décadas. A captura de carbono depende do reflorestamento e da restauração de ecossistemas costeiros e marinhos, bem como do desenvolvimento de captura direta maciça do ar e da tecnologia de captura e armazenamento de carbono bioenergético.

Geleiras que fornecem água para milhões de pessoas, recifes de corais que estão entre os ecossistemas de maior biodiversidade da Terra e pântanos que diminuem as tempestades serão perdidos e não serão recuperados após a recuperação das temperaturas.

Embora a limitação da temperatura a longo prazo traga mais benefícios do que as temperaturas globais subindo 3°C, 4°C ou 5°C permanentemente, o overshooting tem graves desvantagens, de acordo com o relatório mais recente. Geleiras que fornecem água para milhões de pessoas, recifes de corais que estão entre os ecossistemas de maior biodiversidade da Terra e pântanos que diminuem as tempestades serão perdidos e não serão recuperados após a recuperação das temperaturas.

Trabalhos recentes sugerem vantagens financeiras para evitar o excesso: o produto interno bruto (PIB) global será até 2% maior até o final do século sem excesso, de acordo com um artigo da Nature Climate Change no ano passado. O PIB cresceria mais rápido na segunda metade do século porque os preços do carbono relaxariam e menos dinheiro seria destinado à mitigação das mudanças climáticas, levando a um crescimento de longo prazo “muito maior” do que o amortecimento do PIB de curto prazo necessário para evitar excessos.

“O excesso não é uma solução – é um erro”, disse a cientista climática da NASA Kate Marvel , que não esteve envolvida no relatório.

Nenhum substituto para a redução de emissões

“Existem maneiras inteligentes de fazer a remoção de dióxido de carbono, e a tecnologia está avançando rapidamente. Precisamos absolutamente remover o dióxido de carbono da atmosfera para atingir nossas metas”, disse Marvel. “Mas também precisamos reduzir as emissões o mais rápido possível. Não há substituto para isso, e não podemos confiar que nossa futura civilização adote emissões negativas em larga escala para limpar nossa bagunça.”

A superação apagaria “ecossistemas que são absolutamente críticos para sustentar os meios de subsistência das [pessoas] mais vulneráveis ​​do mundo”, disse Debra Roberts , copresidente do Grupo de Trabalho II do IPCC, que escreveu o último relatório.

Para evitar o excesso, os humanos precisam reduzir as emissões em 45% até 2030 e atingir zero emissões líquidas até 2050. Os compromissos globais atuais mostram que as emissões aumentam quase 14% nesta década, segundo o secretário-geral da ONU, António Guterres .

 

Embora evitar excessos seja mais caro no curto prazo porque envolve cortes mais fortes nos combustíveis fósseis, “nos deixará melhor no longo prazo, pois evitaremos emissões líquidas negativas caras no futuro”, escreveu o pesquisador de estabilização climática Daniel Johansson . na Chalmers University of Technology, na Suécia, no ano passado, na Nature Climate Change .

O risco de ondas de calor se tornarem mais frequentes e mais longas “aumenta muito mais rapidamente com o excesso de temperatura do que sem”, disse Laurent Drouet , que não participou do relatório do IPCC. Drouet é o autor de um estudo recente sobre os riscos de overshoot publicado na Nature Climate Change .

O excesso também pode desencadear ciclos de feedback prejudiciais que liberariam mais gases de efeito estufa. Ecossistemas naturais como o permafrost armazenam grandes quantidades de carbono no solo; o aquecimento das temperaturas poderia iniciar um ciclo de degelo autopropulsor que provavelmente seria impossível de parar.

Requerido: Ação ousada e rápida

O relatório do IPCC observa que as consequências do overshoot são menos severas com durações mais curtas de overshoot e níveis de temperatura mais baixos de overshoot.

O que pode ser feito para evitar o overshoot? Acabar com o uso de carvão e investir em energia renovável são duas soluções imediatas. A falta de vontade social e política é um dos maiores obstáculos à mudança, de acordo com o relatório.

“É importante que nós mesmos nos eduquemos sobre os desafios que enfrentamos”, disse Roberts, “e divulguemos essas prioridades de maneira mais ampla na sociedade e em nossa liderança, a fim de incentivar a vontade política necessária para tomar as ações ousadas e rápidas necessárias para nesta década”.

Referências:

Riahi, K., Bertram, C., Huppmann, D. et al. Cost and attainability of meeting stringent climate targets without overshoot. Nat. Clim. Chang. 11, 1063–1069 (2021). https://doi.org/10.1038/s41558-021-01215-2

 

Johansson, D.J.A. The question of overshoot. Nat. Clim. Chang. 11, 1021–1022 (2021). https://doi.org/10.1038/s41558-021-01229-w

 

Drouet, L., Bosetti, V., Padoan, S.A. et al. Net zero-emission pathways reduce the physical and economic risks of climate change. Nat. Clim. Chang. 11, 1070–1076 (2021). https://doi.org/10.1038/s41558-021-01218-z

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]