Estradas e política colocam a Amazônia em perigo

 

Estradas e política colocam a Amazônia em perigo

Caros colegas,

Indico um breve artigo, publicado na Nature Ecology & Evolution, que destaca uma das principais ameaças à Amazônia ocidental, onde a biodiversidade é literalmente a maior em qualquer lugar da Terra.

Nesta região em conflito, a construção ilegal e legal de estradas, bem como a extração ilegal de madeira, mineração, incêndios e caça furtiva representam enormes ameaças ambientais. Vastas extensões do Brasil, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador estão sendo afetadas.

Além disso, um colega sugere que eu mencione um de nossos sites, Global Roadmap [https://www.global-roadmap.org/], pois contém materiais úteis – vídeos rápidos, panfletos, palestras gravadas, artigos de pesquisa, resumos de artigos populares – sobre questões de conservação relacionadas com estradas. É tudo de acesso aberto e gratuito, então por favor, dê uma olhada.

Tudo de bom a todos(as),

Bill

Referência

Renato, R., and W. F. Laurance. 2021. Pending bill could devastate Brazil’s Serra do Divisor National Park. Nature Ecology & Evolution, https://doi.org/10.1038/s41559-021-01632-8.

 

William F. Laurance, PhD, FAA, FAAAS, QAAS, FRSQ
Distinguished Research Professor
Australian Laureate & Prince Bernhard Chair in International Nature Conservation (Emeritus)
Director of the Centre for Tropical Environmental and Sustainability Science (TESS)
Director of ALERT (ALERT-conservation.org)

College of Science and Engineering
James Cook University
Cairns, Queensland 4878, Australia

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 17/12/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top