EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Brasil é o 4º emissor histórico de CO2

 

Brasil é o 4º emissor histórico de CO2

Segundo o estudo, o país teria emitido 112,9 bilhões de toneladas de CO2 (GtCO2). Mais de 85% desse volume está associado à derrubada de florestas (96,9 GtCO2).

Por Cínthia Leone, ClimaInfo

O conceito de “responsabilidades comuns, porém diferenciadas” em relação à crise do clima sempre foi importante nos debates na ONU e é um componente central das estratégias de negociação climática do Itamaraty. A concepção indica que embora todos os países tenham que agir para conter uma catástrofe climática iminente, alguns Estados têm muito mais responsabilidade do que outros – são exatamente as emissões históricas que fazem o contrapeso.

O uso dessa concepção pelo Brasil para se colocar ao lado dos países mais pobres e com “menos culpa” está em vias de sofrer um duro golpe que merece toda a atenção da imprensa.

Um levantamento do Carbon Brief calculou o volume de emissões de dióxido de carbono por diversos países entre 1850 e 2020 e descobriu que o Brasil foi o quarto maior emissor do planeta nos últimos 170 anos. A conta inclui o carbono liberado por atividades como desmatamento, mudança de uso da terra e produção de cimento, além das emissões associadas à queima de combustíveis fósseis.

Nos dias atuais, o Brasil já é considerado o sexto maior emissor global de gases de efeito estufa. Por não ter se industrializado nos mesmo níveis e na mesma época dos países mais ricos, os holofotes sobre as emissões históricas sempre negligenciaram as peculiaridades da poluição brasileira, muito mais ligada à mudança de uso do solo do que à energia fóssil.

Segundo o estudo, o país teria emitido 112,9 bilhões de toneladas de CO2 (GtCO2). Mais de 85% desse volume está associado à derrubada de florestas (96,9 GtCO2).

Dos 20 países que mais emitiram carbono no período, o Brasil é quem lidera a lista na categoria desmatamento e mudança de uso da terra, seguido de perto pelos EUA (89,1 GtCO2) e Indonésia (87,9 GtCO2).

Em termos gerais, os EUA lideram o pelotão de países com mais emissões históricas, liberando mais de 509 GtCO2 desde 1850, o equivalente a 20,3% do total do planeta. Logo atrás, vem a China, com 284,4 GtCO2 (11,4%), e a Rússia, com 172,5 GtCO2 (6,9%). O Brasil, 4º lugar nessa lista, representou 4,5% de todas as emissões de carbono do período em todo o mundo.

No total, os seres humanos bombearam cerca de 2.500 bilhões de toneladas de CO2 (GtCO2) para a atmosfera desde 1850, deixando menos de 500 GtCO2 do orçamento restante de carbono para ficar abaixo de 1,5C de aquecimento.

O autor principal do estudo Simon Evans explica que a história importa porque a quantidade acumulada de dióxido de carbono (CO2) emitida desde meados do século 19 está intimamente ligada ao 1,2C de aquecimento que já ocorreu.

O ranking dos top 8 é:

(1) US – 20%
(2) China – 11%
(3) Russia – 7%
(4) Brazil – 5%
(5) Indonesia – 4%
(6) Germany – 4%
(7) India – 4%
(8) UK – 3%

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]