EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Proteína de inseto tem grande potencial de redução da pegada de carbono

 

Proteína de inseto tem grande potencial de redução da pegada de carbono

Pesquisadores da Universidade de Helsinque e da Universidade LUT, Finlândia, analisaram até que ponto a proteína de inseto poderia ajudar a reduzir o aquecimento global associado ao consumo de alimentos na Europa.

Eles se concentraram especialmente no uso de proteína de inseto e de proteína de soja na produção de frangos de corte.

University of Helsinki*

Os resultados apoiam pesquisas anteriores, sugerindo que a proteína do inseto tem o maior potencial para reduzir as pegadas de carbono relacionadas aos alimentos dos consumidores europeus, se os insetos comestíveis – como grilos, moscas e vermes – forem consumidos diretamente ou processados como alimento. Os métodos de preparação incluem comê-los frescos ou secá-los e processá-los em farinha para uso em pão ou macarrão.

“Nossos resultados de fato sugerem que é mais sustentável usar proteína de inseto para alimentação em vez de substituí-la na alimentação animal. No entanto, descobrimos que uma mudança para o uso de produtos de baixo valor da indústria de alimentos – como lixo de cozinha ou subprodutos, por exemplo, do processamento de peixes – na produção de insetos para ração de galinhas é a chave para aumentar decisivamente os benefícios da pegada de carbono do uso de proteína de inseto em vez de proteína de farelo de soja “, disse o professor Bodo Steiner da Faculdade de Agricultura e Silvicultura da Universidade de Helsinque, Finlândia.

Tudo isso é importante e oportuno porque, como parte do debate atual sobre as mudanças climáticas, surgiram preocupações sobre o aumento do desmatamento associado à rápida expansão do cultivo global de soja, que é uma importante fonte de proteína para alimentação de rebanhos criados para servir de alimento para humanos.

Referência:

A. Vauterin, B. Steiner, J. Sillman, H. Kahiluoto,
The potential of insect protein to reduce food-based carbon footprints in Europe: The case of broiler meat production, Journal of Cleaner Production, Volume 320, 2021, 128799, ISSN 0959-6526,
https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.128799

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

&nbsp

in EcoDebate, ISSN 2446-9394,

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]