EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Urbanização e mudanças climáticas aumentam as ondas de calor à noite

 

vista noturna
Mais da metade da população total do mundo vive em áreas urbanas e está exposta a ondas de calor noturnas amplificadas. (Imagem de JIA Gensuo )

 

Urbanização e mudanças climáticas aumentam as ondas de calor à noite

Os eventos de temperatura extrema provavelmente aumentarão e causarão graves danos à sociedade humana e ao ecossistema natural sob mudanças climáticas e urbanização.

Chinese Academy of Sciences*

Em comparação com o dia, as ondas de calor noturnas reduzem a capacidade das pessoas de se refrescar e evitam que o corpo humano se recupere após a exposição ao calor durante o dia e, portanto, aumentam os riscos de doenças relacionadas ao calor e mortalidade.

Um novo estudo, publicado na Geophysical Research Letters , mostra como a expansão urbana é atribuída à intensificação das ondas de calor noturnas na China. O estudo foi conduzido por cientistas do Instituto de Física Atmosférica da Academia Chinesa de Ciências.

O novo estudo mostrou que as ondas de calor noturnas têm sido mais frequentes, mais duradouras e mais severas e ocorreram cada vez mais no início da primavera e mais tarde no outono em todo o país durante 1980-2017 com base em medições de mais de 2.000 estações meteorológicas e fração urbana derivada de satélite dados. Enquanto isso, essas mudanças foram mais intensas nas áreas urbanas do que nas áreas rurais circundantes.

O novo estudo destaca que a urbanização foi responsável por quase 50% da duração estendida e quase 40% do aumento da intensidade e frequência das ondas de calor noturnas em áreas urbanas em relação às áreas rurais.

“A expansão urbana reduz a evapotranspiração e enfraquece a velocidade do vento que normalmente resfria a baixa atmosfera pela perda de calor turbulenta e advecção de ar resfriado”, disse SHI Zitong, primeiro autor do estudo, “e, portanto, leva à ilha de calor urbana noturna e aumenta o calor noturno extremos. ”

“Em 2020, mais da metade da população total do mundo vivia em áreas urbanas. Essa população é especialmente vulnerável a ondas de calor noturnas amplificadas.” disse JIA Gensuo, autor por correspondência deste estudo, “A onda de calor noturna é ampliada nas áreas urbanas em grande parte por causa da expansão das construções urbanas e do efeito de ilha de calor urbano relacionado.”

Referência:

Urbanization magnified nighttime heat waves in China
Zitong Shi, Xiyan Xu, Gensuo
Geophysical Research Letters, August 2021
DOI 10.1029/2021gl093603

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]