A importância do apoio escolar na responsabilidade socioambiental

 

sala de aula
Foto: Milton Michida/Governo do Estado de São Paulo / EBC

A importância do apoio escolar na responsabilidade socioambiental

Em tempos normais o reforço escolar já se apresentava como uma grande ajuda para os alunos, mas em tempos de pandemia, ganhou mais importância.

Assim, muitos pais passaram a buscar soluções como essa para que os filhos pudessem seguir estudando sem perder o interesse e sem a pressão de ter que aprender tudo de forma solitária.

Em pleno século 21, é impossível não estar inteirado da importância de cada pessoa quando se trata de responsabilidade social. Nesse sentido, o apoio escolar reflete muito do que se pode aprender sobre a responsabilidade socioambiental. Cada vez mais a questão da educação ambiental é discutida dentro das salas, mas agora está indo mais além e deve ser aplicada também nas aulas de reforço escolar.

Apesar da escola educar, a sociedade também precisa assumir sua parcela de responsabilidade. É preciso entender que a educação socioambiental é uma das diversas manifestações de educação, parte de um processo pedagógico participativo que tem como objetivo incutir no aluno uma consciência crítica sobre os problemas do ambiente e incentivá-lo a ter uma educação preocupada não apenas com o bem estar individual, mas que busque pensar em ideologias empenhadas na transformação moral da sociedade.

Dessa forma, os novos caminhos da educação objetiva formar alunos com responsabilidade socioambiental. As aulas de apoio escolar precisam levar em conta essa questão e preparar o aluno para quebrar alguns paradigmas. Nesse ponto, o reforço escolar com a Superprof se mostra totalmente eficiente devido ao apoio e a preparação dos mais de 60 mil tutores formados e comprometidos com resultados e conscientização dos alunos.

O que é responsabilidade social

A responsabilidade social é um modo de pensar e atuar de forma ética nas relações interpessoais. Mesmo estando na maioria das vezes relacionada a empresas, essa prática pode aparecer diretamente conectada a uma ação, seja ela realizada por pessoas físicas ou jurídicas, cujo objetivo principal seja colaborar para uma sociedade, no mínimo, mais justa. Em resumo, qualquer cidadão pode e deve praticar ações voluntárias objetivando sempre o bem-estar comum e da sociedade em que está inserido.

Nos dias atuais é mais fácil perceber a importância da responsabilidade social para o desenvolvimento da sociedade. Através dela, empresas e pessoas chamam para si a responsabilidade de suas ações no entorno social, influenciando no meio ambiente na rotina de seu círculo pessoal e outros setores para encontrar soluções para os mais diversos problemas sociais.

A escola como apoio e incentivo nas questões sociais

Os professores devem preparar seus alunos para essas vivências, transmitindo a eles a importância do papel de cada cidadão nas questões de responsabilidade social. O apoio escolar é imprescindível e deve ser considerado por todos, inclusive os pais de alunos.

Graças às constantes campanhas de conscientização através da mídia e de ações organizadas através de organizações não governamentais (ONGs), associações e entidades, a maioria das pessoas tem consciência da necessidade de preservação e defesa do meio ambiente. Por esse motivo, todos podem colaborar para que mais indivíduos sejam conscientizados e levar essa nova mentalidade para as futuras gerações.

Por isso, não se deve subestimar o trabalho de um projeto de educação ambiental dentro e fora da escola, em especial nos projetos que envolvam os alunos.

O professor na sala de aula ou fora dela, hoje em especial através das plataformas online e com as aulas de reforço escolar, consegue levar a educação socioambiental à comunidade, isso porque, um dos elementos básicos no processo de conscientização da comunidade dos problemas ambientais é o educador, pois ele tem o poder de desenvolver, em seus alunos, novos hábitos e atitudes saudáveis de conservação ambiental e respeito à natureza, fazendo deles cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro de uma nação.

Graças à educação socioambiental na escola, os alunos entendem a transformação que o mundo vive com os problemas de poluição, desmatamento e tratamento do lixo urbano e químico e criar projetos ou tomar atitudes para colaborar com a diminuição dos males e encontrar soluções para preparar a sociedade para a responsabilidade de cada cidadão.

Educar para transformar

O sistema educacional não preparava adequadamente os alunos para a transformação ambiental, não por falta de interesse, mas por causa da mentalidade da época. Hoje, com o mundo tendo acesso direto e constante à informação, através das mídias tradicionais ou sociais, o interesse pela responsabilidade social aumentou.

Um dos objetivos do  reforço escolar com a Superprof é educar para transformar. O apoio escolar da plataforma, que conta com os melhores professores particulares de reforço escolar, prepara o aluno para a importância da responsabilidade socioambiental, mostrando caminhos que devem ser percorridos durante toda sua vida em sociedade.

A educação socioambiental é mais que um processo educacional das questões ambientais, porque ela trabalha todas as nuances dos problemas socioeconômicos, políticos, culturais e históricos. Assim, contribui solidamente para o processo de aprendizado do aluno.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 16/07/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top