EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Comissão Europeia lança materiais didáticos para a transição energética

 

Smartgrid Net

Comissão Europeia lança materiais didáticos para a transição energética

O projeto SMAGRINET anunciou oficialmente o lançamento de manuais para formadores que ensinam o tema da rede inteligente para a transição energética europeia – um objetivo da Comissão Europeia.

Por Catarina Pereira, no EcoDebate

Os materiais gratuitos e de acesso aberto são disponibilizados após 1,5 ano de investigação, da sua experiência em 7 universidades europeias e com a realização de vários programas e formações online.

SMAGRINET é um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa de investigação e inovação Horizonte 2020. Ele surgiu como um centro de aprendizagem e conhecimento que visa capacitar a expertise em redes inteligentes na Europa, fornecendo serviços a universidades, municípios e indústrias europeias para aumentar sua capacidade de pesquisa e inovação em energia para lidar com a transição energética da rede inteligente. Universidades da Estônia, Eslovênia, Alemanha, Lituânia e França, bem como empresas da Estônia e Portugal, fazem parte do consórcio do projeto.

Para entregar o pacote de implantação de rede inteligente, o consórcio reuniu informações de grupos de foco realizados com empresas do setor elétrico e de energia, órgãos governamentais, universidades e outras partes interessadas relevantes. Esta foi a base para os materiais produzidos por especialistas do SMAGRINET que foram usados ??nos três conjuntos de módulos do SMAGRINET realizados em universidades europeias (Universidade de Tecnologia de Tallin, Universidade Técnica de Berlim, Universidade de Tecnologia de Dresden, Universidade de Tecnologia de Kaunas, Universidade de Lorraine, Universidade de Ljubljana), bem como os programas online do SMAGRINET para o público em geral, força de trabalho atual e pesquisadores, onde até agora contaram com cerca de 300 participações.

A segunda fase foi realizar um workshop “Treinar os Formadores” no final de 2020. O objetivo era criar um entendimento comum sobre os módulos e programas, para apoiar a sua aceitação e para garantir a formação de uma próxima geração de ensino pessoal. 18 instituições participaram do evento, como O.M. Beketov Universidade Nacional de Economia Urbana em Kharkiv, Universidade Técnica Nacional da Ucrânia, Universidade Nacional de Tecnologia e Design de Kiev, Universidade de Tecnologia da Silésia, Universidade NOVA de Lisboa, EIT InnoEnergy e União da Indústria de Eletricidade da Estônia. Todas as instituições participantes receberam quatro manuais que permitem uma descrição completa de como os módulos e os programas estão estruturados com recomendações pedagógicas.

De acordo com o coordenador do SMAGRINET, Sr. Karl Kurl da TalTech University, “o programa de treinamento de treinadores foi um sucesso total para nós, pois o interesse e a participação excederam nossa meta inicial em quase 50%”.

Todos os materiais já estão disponíveis no site da SMAGRINET para qualquer instituição interessada (https://www.smagrinet.eu/power-on/powerful-services/train-the-trainers-pilot/). Os cursos online decorrem até ao final do ano e os interessados podem inscrever-se (https://www.smagrinet.eu/power-on/powerful-services/smart-grid-from-a-to-z-programs/).

Saiba mais sobre o projeto SMAGRINET e suas próximas atividades e eventos em www.smagrinet.eu

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 12/07/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]