EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Visualização das mudanças climáticas de 1850-2018

 

Visualização das mudanças climáticas de 1850-2018

Esta animação mostra como a temperatura estratosférica média, a temperatura estratosférica mais baixa, a temperatura da superfície, o conteúdo de calor do oceano (calor adicionado ao oceano ao longo do tempo devido ao aquecimento global) e o gelo do mar Ártico mudaram entre 1850 e 2018, a partir de fatores humanos e naturais da mudança climática .

Mais informações sobre as camadas da atmosfera da Terra podem ser encontradas aqui: https://climate.nasa.gov/news/2919/earths-atmosphere-a-multi-layered-cake/ .

Cada mapa e gráfico mundial vem de uma fonte de dados diferente, com linhas brancas representando observações modernas. As linhas verdes representam fatores naturais, linhas vermelhas mostram fatores humanos e linhas azuis ilustram fatores naturais e humanos – todos provenientes de resultados de modelos climáticos (simulação). Como esperado, as linhas azuis e brancas correspondem porque as observações modernas confiáveis (medições do que realmente aconteceu) se alinham com o total de dados simulados.

Claramente, as atividades humanas (principalmente a queima de combustíveis fósseis) dominam os aumentos de temperatura na superfície (onde os humanos vivem) e no oceano.

Baixe o vídeo e saiba mais: https://svs.gsfc.nasa.gov/cgi-bin/details.cgi?aid=4908 .

Crédito
Estúdio de Visualização Científica da NASA

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 09/07/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]