EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Poluição do ar coloca crianças em maior risco de doenças na idade adulta

 

poluição

Poluição do ar coloca crianças em maior risco de doenças na idade adulta

O estudo revela evidências de que a exposição precoce ao ar poluído altera os genes de uma forma que pode levar a doenças cardíacas adultas, entre outras doenças.

Os achados podem mudar a forma como especialistas médicos e pais pensam sobre o ar que as crianças respiram e informam intervenções clínicas.

Por Rob Jordan*
Instituto de Meio Ambiente de Stanford Woods

Crianças expostas à poluição do ar, como fumaça de incêndio silvestre e escapamento de carros, por apenas um dia podem estar condenadas a taxas mais altas de doenças cardíacas e outras doenças na idade adulta, de acordo com um novo estudo liderado por Stanford.

A análise, publicada na Nature Scientific Reports, é a primeira do gênero a investigar os efeitos da poluição do ar no nível único das células e a focar simultaneamente nos sistemas cardiovascular e imunológico em crianças.

Ele confirma pesquisas anteriores de que o ar ruim pode alterar a regulação genética de uma forma que pode impactar a saúde a longo prazo – um achado que pode mudar a maneira como especialistas médicos e pais pensam sobre o ar que as crianças respiram, e informar intervenções clínicas para aqueles expostos à poluição crônica elevada do ar.

“Acho que isso é convincente o suficiente para um pediatra dizer que temos evidências de que a poluição do ar causa mudanças no sistema imunológico e cardiovascular associados não apenas à asma e doenças respiratórias, como já foi mostrado antes”, disse a autora principal do estudo, Mary Prunicki, diretora de pesquisa sobre poluição do ar e saúde do Centro de Pesquisa de Alergia & Asma de Stanford.

“Parece que mesmo uma breve exposição à poluição do ar pode realmente mudar a regulação e a expressão dos genes das crianças e talvez alterar a pressão arterial, potencialmente estabelecendo as bases para o aumento do risco de doenças mais tarde na vida.”

Os pesquisadores estudaram um grupo predominantemente hispânico de crianças de 6 a 8 anos em Fresno, Califórnia, uma cidade cercada por alguns dos mais altos níveis de poluição do ar do país devido à agricultura industrial e incêndios florestais, entre outras fontes. Utilizando uma combinação de concentrações contínuas diárias de poluentes medidas nas estações centrais de monitoramento do ar em Fresno, concentrações diárias de amostragem espacial periódica e dados meteorológicos e geofísicos, a equipe do estudo estimou exposições médias de poluição do ar por 1 dia, 1 semana e 1, 3, 6 e 12 meses antes de cada visita participante. Quando combinados com questionários de saúde e demografia, leituras de pressão arterial e amostras de sangue, os dados começaram a pintar um quadro preocupante.

Os pesquisadores usaram uma forma de espectrometria de massa para analisar células do sistema imunológico pela primeira vez em um estudo de poluição. A abordagem permitiu medições mais sensíveis de até 40 marcadores celulares simultaneamente, fornecendo uma análise mais aprofundada dos impactos da exposição à poluição do que antes possível.

Entre suas descobertas: A exposição a partículas finas conhecidas como PM2.5, monóxido de carbono e ozônio ao longo do tempo está ligada ao aumento da metilação, uma alteração de moléculas de DNA que podem mudar sua atividade sem alterar sua sequência. Essa mudança na expressão genética pode ser transmitida para as gerações futuras.

Os pesquisadores também descobriram que a exposição à poluição do ar se correlaciona com um aumento de monócitos, glóbulos brancos que desempenham um papel fundamental no acúmulo de placas nas artérias, e poderia possivelmente predispor crianças a doenças cardíacas na idade adulta. Estudos futuros são necessários para verificar as implicações a longo prazo.

As crianças hispânicas carregam um fardo desigual de doenças de saúde, especialmente na Califórnia, onde estão expostas a níveis mais altos de poluição relacionada ao tráfego do que crianças não-hispânicas. Entre os adultos hispânicos, a prevalência de hipertensão descontrolada é maior em comparação com outras raças e etnias nos EUA, tornando ainda mais importante determinar como a poluição do ar afetará os riscos à saúde a longo prazo para crianças hispânicas.

No geral, as doenças respiratórias estão matando mais americanos a cada ano, e classificam-se como a segunda causa mais comum de mortes em todo o mundo.

“Este é o problema de todos”, disse a autora sênior do estudo Kari Nadeau, diretora do Parker Center. “Quase metade dos americanos e a grande maioria das pessoas ao redor do mundo vivem em lugares com ar insalubre. Entender e mitigar os impactos pode salvar muitas vidas.”

Referência:

Prunicki, M., Cauwenberghs, N., Lee, J. et al. Air pollution exposure is linked with methylation of immunoregulatory genes, altered immune cell profiles, and increased blood pressure in children. Sci Rep 11, 4067 (2021). https://doi.org/10.1038/s41598-021-83577-3

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 17/06/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.