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Mais de 800 mil animais vivos foram exportados pelo Brasil em 2019 e 2020

 

infográfico exportação animais vivos

Mais de 800 mil animais vivos foram exportados pelo Brasil em 2019 e 2020

Os chamados navios boiadeiros partem, em sua maioria, do Porto de Vila do Conde, no Pará, estado que mais exporta bois vivos para abate e é líder em taxas de desmatamento da Amazônia.

Por Mônica Santanna

Mais de 800 mil bois vivos foram exportados por via marítima em 2019 e 2020 partindo do Brasil para países do Oriente Médio e Norte da África. Confinados em navios que muitas vezes não foram construídos para essa finalidade, em espaços minúsculos e em condições insalubres. Esses animais foram criados em fazendas, localizadas em sua maioria em municípios do Pará.

O estado é o maior exportador de animais vivos do país e pelo menos três de seus municípios com atividade pecuária figuraram entre os campeões de desmatamento da Amazônia nos últimos dois anos. Em 2019, o estado desmatou 48% da área verde de floresta do bioma, em 2020, 42%, e nos últimos dois meses deste ano bateu recorde de desmatamento.

Para extinguir o sofrimento dos animais exportados vivos nessas péssimas condições e ajudar a conter o avanço da pecuária nas áreas de conservação da Amazônia, a Mercy For Animals (MFA), uma das maiores organizações do mundo focada na proteção e defesa de animais explorados para alimentação, lançou um manifesto pelo fim da exportação de animais vivos no Brasil.

“Os animais exportados sofrem ao extremo, pois são mantidos confinados em navios por semanas, sendo obrigados a deitar sobre as próprias fezes e urina, além de serem brutalmente mortos nos países de destino. Não podemos aceitar mais isso. Temos que banir essa prática terrível”, afirma Luiza Schneider, vice-presidente de Investigações da MFA.

A Mercy For Animals lançou uma petição em 2019 em prol da aprovação do Projeto de Lei 357/2018, em trâmite na Comissão do Meio Ambiente do Senado Federal. O projeto propõe a proibição da exportação de animais vivos destinados ao abate e destaca o crescimento dessa atividade nos últimos anos no Brasil, trazendo à discussão as condições de sofrimento extremo a que são submetidos os animais transportados e a poluição decorrente do lançamento dos dejetos animais sem tratamento no meio ambiente.

A petição conta atualmente com mais de 450 mil assinaturas. Além disso, pesquisa encomendada pela MFA ao Instituto Ipsos aponta que 84% dos brasileiros concordam que a exportação de animais vivos para abate deve ser proibida no Brasil.

No Rio de Janeiro e em São Paulo também tramitam dois projetos que visam à proibição da prática e ambos aguardam votação nas respectivas Assembleias Legislativas.

Desmatamento x exportação de animais vivos

A exportação de animais vivos apresenta um risco de desmatamento significativamente maior do que a exportação de carne bovina porque está fortemente concentrada no estado amazônico do Pará. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a pecuária é a principal causa de desmatamento na Amazônia.

Entre 2016 e 2020, cerca de 24% das exportações de bois vivos no país partiram de Abaetetuba, município a 50 km do Porto de Vila do Conde e onde estão localizadas as quatro estações de pré-embarque da Minerva, a maior empresa exportadora de animais vivos no Brasil.

Entre 2015 e 2017, as exportações paraenses representaram 97,9% das exportações oriundas do bioma amazônico e 71,2% das exportações de bovinos vivos do Brasil em volume. Nesse mesmo período, a maior parte dos bovinos vivos exportados pelas quatro maiores empresas exportadoras do país foi fornecida por fazendas paraenses.

As fazendas fornecedoras de bois vivos para exportação da Minerva no Pará estão localizadas em 81 municípios, dos quais 30 estão entre os 100 que mais desmataram o bioma amazônico desde 2008. Nesses 30 municípios foram derrubados mais de 30 mil quilômetros quadrados de florestas nativas entre 2008 e 2020. Isso representa 33,8% de todo o desmatamento acumulado na Amazônia e 76,5% de todo o desmatamento acumulado no Pará no período.

São Félix do Xingu é o segundo município com maior área desmatada na Amazônia desde 2008 e o que concentra a maior população de bovinos do Brasil, além de ser o maior emissor de gases de efeito estufa no país. Fazendas do município forneceram bovinos para as quatro maiores empresas exportadoras de bovinos vivos do país.

Vale ressaltar que o Pará foi o estado com maior área sob alerta de destruição florestal: 211 quilômetros quadrados, equivalente a 36% do total registrado até 29 de abril deste ano. O Amazonas ficou em segundo lugar, com 175 quilômetros quadrados. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que registrou, em abril deste ano, o segundo maior recorde consecutivo de desmatamento da Amazônia. Em abril, a Amazônia perdeu 581 quilômetros quadrados de sua cobertura vegetal (43% acima dos valores desmatados em 2020), o maior índice de desmatamento no mês de abril desde 2016.

Pioneirismo infeliz

Na América Latina, o Brasil é pioneiro em exportar bois vivos para abate em outros países por via marítima. Entre 2012 e 2020, o país exportou 2,6 milhões de bois vivos. Desse total, 86,9% teve por destino o Oriente Médio e o Norte da África, sendo que 42,1% dos animais foram exportados para a Turquia e 44,8% foram para outros seis países árabes: Egito, Líbano, Iraque, Jordânia, Arábia Saudita e Emirados Árabes. A maior parte dos animais exportados teve como origem portos dos estados do Pará, com 66,4% (1,774 milhões), Rio Grande do Sul (535.096), com 20%, e São Paulo, com 8,3% (222.692).

Em 2019, o Brasil foi o segundo maior exportador de bovinos vivos por via marítima do mundo, com 499.688 animais. Nesse mesmo ano, foi também o maior fornecedor de bois vivos para o Oriente Médio (perto de 380 mil animais) e o segundo maior fornecedor de bovinos vivos para o Norte da África (cerca de 100 mil).

Por cinco anos consecutivos, entre 2015 e 2019, o Brasil esteve entre os 10 maiores exportadores de bovinos vivos do mundo. Foram exportados para abate, em média, 413 mil animais vivos por ano, ou mais de 2 milhões de animais no período.

Entre os maiores exportadores de bovinos vivos do Brasil estão as empresas Minerva, a Agroexport Trading e Agronegócios, a Mercúrio Alimentos e a Wellard do Brasil. Juntas, essas quatro empresas foram responsáveis por 81,4% das exportações de bovinos vivos no Brasil entre 2015 e 2017, sendo a Minerva a responsável pela maior parte dos animais (47,6% ou cerca de 375 mil animais).

Sofrimento animal

A exportação de animais vivos no Brasil é realizada majoritariamente por via marítima, com embarque principalmente no Porto de Vila do Conde, na cidade de Barcarena, no Pará. O extremo sofrimento animal é intrínseco a esse tipo de exportação, que implica o confinamento intenso dos animais por períodos longos, em sua maioria em navios antigos e não projetados originalmente para o transporte de animais vivos, mas que foram adaptados para transportá-los no convés, onde eles ficam expostos às condições climáticas (sol, chuva e ventos fortes, entre outras intempéries).

As viagens em navios costumam durar mais de um mês e os bois são confinados em ambientes hostis e artificiais, viajam amontoados e sem espaço para se movimentarem. Nesse período, são obrigados a viver em condições insalubres, tendo que deitar sob suas próprias fezes e urina, muitas vezes em ambientes sem ventilação adequada. Cada boi embarcado tem em média 1,55 m² de espaço, o equivalente a uma porta convencional com largura de 77 cm por 2,10 cm de altura.

Sem contar as longas viagens terrestres entre as fazendas, localizadas em sua maioria nos municípios da Região Norte, e os portos. Os bois vivos são transportados em caminhões por estradas de chão, em rodovias com péssima condição de conservação, e muitas vezes fazem até mesmo travessia em balsas. Nessas viagens terrestres, feitas em caminhões também com pouco espaço, os animais sofrem estresse e desconforto, além de privação de alimento e água por muitas horas.

Investigações lançadas pela Mercy For Animals mostraram animais sendo esfaqueados e abatidos enquanto ainda conscientes e sentindo dor nos países de destino. Cabe destacar que essa forma de abate seria considerada ilegal se fosse realizada no Brasil e contraria as recomendações da Organização Internacional de Saúde Animal.

Incidentes ocorridos na exportação de animais vivos

Pelo menos quatro incidentes graves foram relacionados à exportação de bois vivos no Brasil. Dois deles aconteceram com navios que transportam os animais.

Em fevereiro de 2012, o navio Gracia Del Mar, de bandeira panamenha, teve uma pane no sistema de ventilação quando estava em alto-mar, o que provocou a morte de mais da metade (2.750) dos 5.200 bois por asfixia. Os animais foram embarcados no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, no Pará, e tinham como destino o Egito.

Em novembro de 2015, o navio MV Haidar, de bandeira libanesa, virou e afundou na doca do Porto de Vila do Conde. Os 5.000 bois embarcados foram fornecidos pela Minerva. A maior parte morreu afogada e não chegou à Venezuela. Os corpos dos animais mortos e o vazamento de óleo do navio provocaram um dos maiores desastres ambientais daquela região. A previsão é de que a estrutura do navio comece a ser resgatada neste ano.

Ambos os navios não foram originalmente projetados para o transporte de animais vivos, pois eram navios porta-contêineres. O navio Haidar acumulava 21 anos de serviço quando afundou e o navio Gracia Del Mar, hoje chamado Yosor, acumulava 31 anos de serviço em 2012, quando sofreu a pane.

Em fevereiro de 2018, o acúmulo de fezes e urina dos 27 mil bois embarcados no navio MV Nada, com destino à Turquia, causou poluição ambiental na cidade de Santos (SP). Os animais pertenciam à empresa Minerva, que foi multada por infração ambiental e maus-tratos a animais. O incidente mobilizou a Câmara Municipal de Santos, que aprovou uma lei proibindo o transporte de animais vivos nas vias municipais, o que acabou por inviabilizar esse tipo de exportação pelo Porto de Santos.

Outro incidente aconteceu em maio de 2019, na estação de pré-embarque Fazenda Morada da Lua, próxima à cidade de Abaetetuba, no Pará, e de propriedade da Minerva. A fazenda tem capacidade para abrigar até 27 mil animais e foi embargada pela Justiça por despejar dejetos dos bois confinados no rio Curuperé. O rio foi contaminado e causou danos à saúde e à subsistência dos moradores da comunidade de Curuperé-Grande, localizada na divisa entre as cidades de Abaetetuba e Igarapé-Miri.

As atividades da Fazenda Morada da Lua seguem suspensas, assim como três outras estações de pré-embarque pertencentes também à Minerva, localizadas em Abaetetuba.

Sobre a Mercy For Animals

Fundada há mais de 20 anos nos Estados Unidos e presente no Brasil desde 2015, a Mercy For Animals (MFA) é a maior organização sem fins lucrativos do mundo dedicada a combater a exploração de animais para consumo, especialmente em fazendas industriais e na indústria da pesca. A MFA trabalha para transformar o atual sistema alimentar e substituí-lo por um modelo que seja mais compassivo com os animais e garanta um futuro melhor para o planeta e todos que o habitam. Atualmente, a Mercy For Animals também opera em outros países da América Latina, no Canadá e na Índia.

Para mais informações sobre a organização, acesse www.mercyforanimals.org.br

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 14/06/2021

 

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