EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

O que podemos aprender com Greta Thunberg

 

ods
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O que podemos aprender com Greta Thunberg, a jovem autista que se tornou referência na luta pela preservação do meio ambiente, artigo de Thaissa Alvarenga

Cada um de nós, com ou sem deficiência, pode lutar por uma causa e fazer da nossa sociedade um lugar mais justo para todos

Uma em cada sete pessoas no mundo possui alguma deficiência. Não é à toa que a Agenda 2030 especificou 5 de suas metas com objetivos bem claros sobre tornar o mundo um lugar mais inclusivo. São elas: Educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis e parcerias e meios de implementação.

Nesta luta para ter um planeta sustentável em um futuro muito próximo, temos Greta, a autista e ativista ambiental que se tornou um ícone quando o assunto é meio ambiente. A jovem sueca já discursou em eventos internacionais como a Conferência do Clima da ONU e o Fórum Econômico Mundial.

A adolescente fez com que o mundo parasse para ouvir o que ela tinha a dizer e isto me traz um conforto e uma esperança em saber que cada um de nós, com ou sem deficiência, pode lutar por uma causa e fazer da nossa sociedade um lugar mais justo para todos. Sei disso porque tenho vivido como empreendedora social com a ONG Nosso Olhar e o portal Chico e Suas Marias. Um dia de cada vez, uma conquista de cada vez.

As 17 metas globais da ONU sobre sustentabilidade parecem bem distantes de nossa vida, mas o fato é que estão mais perto do que imaginamos. Então, de maneira bem simples e direta gostaria de perguntar: o que a Agenda 2030 e o ativismo de uma jovem autista tem a ver com a sua vida e com pessoas com deficiência?

Bom, aqui em casa sempre falamos sobre preservar o meio ambiente e sempre levamos para a rotina das crianças passeios ao ar livre. Não apenas falamos sobre alimentação saudável e reciclagem, mas nos esforçamos por incluir em nossas refeições produtos de qualidade; e junho é um mês em que não podemos perder a oportunidade de falar sobre Meio Ambiente em nossos lares.

A jovem Greta não discursa apenas por aqueles que são autistas, ela fala por todos e isso mostra o quanto a nossa sociedade está distante de ter a mesma postura, pois há falta de acessibilidade e inclusão em inúmeras áreas.

Educação de qualidade inclusiva e equitativa, emprego pleno para pessoas com deficiência, além de remuneração e trabalho de igual valor, são algumas das metas da Agenda 2030 e o quão longe estamos de alcançar estes objetivos.

Chico, meu filho mais velho, foi o primeiro aluno em sua escola com síndrome de Down. Vejo por meio desta trajetória do meu pequeno, que com sua entrada no mundo escolar, uma porta de aprendizado e um novo olhar se abriu para os seus professores, colegas de classe e suas famílias. Para aqueles que fazem parte de seu convívio, ele se tornou uma referência no que diz respeito não apenas à síndrome de Down, mas também sobre a luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

Já imaginou um mundo com acesso universal a espaços verdes e públicos seguros, inclusivos e acessíveis, especialmente para o público com deficiência?

Eu não apenas imagino, como convido você a fazer parte desta luta por uma sociedade inclusiva, justa, acessível e sustentável onde todos podemos contribuir com a nossa diversidade assim como a Greta ou como o Chico.

A segunda cartilha com as aventuras do Menino Maluquinho, de Ziraldo, com o Chico e Suas Marias fala sobre alimentação saudável. Neste mês em que comemoramos o dia 5 de junho como o dia do Meio Ambiente, faço um convite especial para embarcar nesta transformação que nos levará para um futuro não muito distante onde sairemos de casa com a fé e esperança de caminhar por um mundo melhor.

Para saber mais sobre as metas da Agenda 2030 acesse: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

Conheça as aventuras do Menino Maluquinho, de Ziraldo, com o Chico e Suas Marias – e-book https://issuu.com/ongnossoolhar

  • Thaissa Alvarenga é criadora da ONG Nosso Olhar e o portal de conteúdo Chico e suas Marias

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 14/06/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.