EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Impactos das mudanças climáticas nos oceanos

ondas de calor oceânicas

Impactos das mudanças climáticas nos oceanos

O relatório da OMM sobre o Estado do Clima Global 2020 destacou o estresse crescente no oceano como resultado das mudanças climáticas.

O oceano absorve cerca de 23% das emissões anuais de CO2 antropogênico para a atmosfera e atua como um amortecedor contra as mudanças climáticas.

No entanto, o CO2 reage com a água do mar, baixando seu pH e levando à acidificação do oceano. Isso, por sua vez, reduz sua capacidade de absorver CO2 da atmosfera. A acidificação e desoxigenação dos oceanos continuaram, causando impacto nos ecossistemas, na vida marinha e na pesca.

O oceano também absorve mais de 90% do excesso de calor das atividades humanas. 2019 viu o maior conteúdo de calor oceânico já registrado, e essa tendência provavelmente continuou em 2020. A taxa de aquecimento dos oceanos na última década foi maior do que a média de longo prazo, indicando uma absorção contínua de calor aprisionado pelos gases de efeito estufa.

Mais de 80% da área do oceano experimentou pelo menos uma onda de calor marinha em 2020. A porcentagem do oceano que experimentou ondas de calor marinho “fortes” (45%) foi maior do que aquela que experimentou ondas de calor marinho “moderadas” (28%).

O nível médio global do mar aumentou ao longo do registro do altímetro do satélite (desde 1993). Recentemente, tem aumentado a uma taxa mais elevada, em parte devido ao aumento do derretimento das camadas de gelo na Groenlândia e na Antártica. No geral, o nível médio do mar global continuou a aumentar em 2020.

O gelo marinho está derretendo, com profundas repercussões para o resto do globo, por meio da mudança dos padrões climáticos e da aceleração do aumento do nível do mar. Em 2020, o mínimo anual de gelo marinho do Ártico estava entre os mais baixos já registrados, expondo as comunidades polares a inundações costeiras anormais e partes interessadas, como transporte marítimo e pesca, aos perigos do gelo marinho.

Em seu discurso de abertura no Debate de Alto Nível da Conferência do Oceano das Nações Unidas em 1o de junho, o Embaixador Thomson enfatizou a importância da ciência do oceano e do clima da OMM e do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas .

“O oceano está se acidificando no ritmo mais rápido da história do planeta. Será extremamente difícil, senão impossível, para muitos ecossistemas e espécies oceânicas se adaptarem a mudanças tão rápidas ”, disse o Embaixador Thomson. “A enorme contribuição do oceano para a mitigação e adaptação necessárias em face da perda de mudança climática e biodiversidade está prontamente disponível; mas se quisermos receber esses benefícios, a proteção de seu bem-estar deve estar no centro das considerações doravante ”, afirmou.

Serviços Marinhos e Costeiros

As altas temperaturas do oceano ajudaram a alimentar uma temporada recorde de furacões no Atlântico em 2020 e devem contribuir para outra temporada ativa em 2021.

A ameaça representada por ciclones tropicais intensos foi destacada mais uma vez pelo poderoso ciclone Tauktae, que atingiu a costa oeste da Índia em maio e matou mais de 100 pessoas – incluindo marinheiros em uma barcaça no mar. Muitos milhares de pessoas foram evacuadas da fúria da tempestade que se aproximava, em um momento em que a Índia sofria com o impacto do COVID-19.

Esses trágicos incidentes destacam a necessidade urgente de melhores medidas de informação, comunicação e preparação para mitigar o impacto dos perigos marinhos. Este foi o foco da OMM e da Organização Marítima Internacional (IMO ) para seu Primeiro Simpósio Internacional Conjunto sobre Clima Marítimo Extremo para Salvaguarda da Vida Humana no Mar, em 2019. Os preparativos estão em andamento para a ação continuada no 2º Simpósio, a ser organizado por BMKG da Indonésia.

A OMM trabalha com parceiros como a IMO e a Organização Hidrográfica Internacional (IHO) em apoio à Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS), que foi adotada dois anos após o naufrágio do Titanic em 1912.

Os serviços marítimos também incluem suporte marítimo para emergências, como operações de busca e resgate, e ambientais, como derramamentos de óleo e produtos químicos, conforme destacado no ano passado por acidentes no Oceano Índico perto de Maurício e Sri Lanka.

Dado que cerca de 40% da população global vive dentro de 100 km da costa, há também uma necessidade extrema de proteger as comunidades de perigos costeiros, como ondas, ondas de tempestade, ondulações e aumento do nível do mar, por meio de Sistemas de Alerta Rápido de Perigo Múltiplo aprimorados e previsões baseadas em impacto.

A iniciativa de previsão de inundação costeira da OMM está ajudando esses esforços, conforme demonstrado na semana passada durante um grande evento de swell que atingiu Fiji em 31 de maio e 1º de junho. Usando os modelos operacionais desde 2019 (como parte do Projeto de Previsão de Inundação Costeira facilitado pela OMM e financiado pelo Administração Meteorológica da Coreia), o Serviço Meteorológico de Fiji emitiu alertas e avisos de ondulação prejudiciais. Estas foram atendidas e felizmente nenhuma vida foi perdida.

Observações do oceano

Os avanços tecnológicos estão revolucionando nossa capacidade de monitorar sistematicamente o oceano e, assim, compreender seu papel no tempo e no clima.

Muitas das informações subjacentes a essas previsões marinhas, meteorológicas e climáticas vêm de sistemas de observação em escala de bacias oceânicas coordenadas globalmente, tanto por satélite quanto in situ. Isso inclui uma melhor observação e previsão de ondas, correntes, nível do mar, qualidade da água e abundância de recursos marinhos vivos.

A OMM trabalha em estreita colaboração com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO e outros parceiros, para promover o Sistema Global de Observação dos Oceanos . Mas grandes lacunas geográficas e de pesquisa permanecem no sistema de observação, que está lutando para atender à crescente demanda por previsões e serviços. A necessidade de expansão de um sistema global de observação do oceano, financiado e projetado para atender às necessidades dos usuários, é clara e urgente.

É necessário apoiar novas tecnologias e o desenvolvimento de instrumentos de observação autônomos, para promover a pesquisa e assegurar o compartilhamento oportuno e acessível de dados e informações.

 

Da OMM in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 14/06/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.