A Sustentabilidade de Marketing Leva a sua Empresa aos Negócios Sustentáveis

 

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A Sustentabilidade de Marketing Leva a sua Empresa aos Negócios Sustentáveis, por José Austerliano Rodrigues e Gabriel Pereira Rodrigues

O modelo de marketing de sustentabilidade compreende cinco dimensões: viabilidade econômica, equidade social, proteção ambiental, consumidor-cidadão e de tecnologia da informação (NOO-URAI; JAROENWISAN, 2016; RODRIGUES, 2021).

A teoria do marketing têm sido desenvolvidos e aprimorados desde a década de 1970. As ideias de marketing são implementadas em todas as estruturas de intercâmbio, conectadas com produtos, serviços, pessoas, lugares e conceitos, e também envolvidas com indivíduos em organizações, governos, organizações não governamentais (ACHROL; KOTLER, 2012). Quando o marketing foi conceituado pela primeira vez, a linha de pensamento foi tendência para a comercialização de produtos (BELZ; PEATTIE, 2012). Depois, o foco se moveu para os consumidores, pois acreditava-se que os clientes são o núcleo de todos os negócios (KUMAR; RAHMAN; KAZMI; GOYAL, 2012). Como resultado, um relacionamento com o cliente em longo prazo e pesquisas de marketing foram colocados em foco para a satisfação do cliente, a fim de criar lucro em longo prazo nos negócios (BOWEN; MAKENS, 2006; JAMROZY, 2007; BOWIE; BUTTLE, 2011; KOTLER; KELLER, 2018; RODRIGUES, 2020).

Em 1987, a Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas introduziu o relatório chamado “Nosso Futuro Comum” também conhecido como The Brundtland Report. Este relatório apresentou a ideia de desenvolvimento econômico que não está apenas relacionada com o sucesso do maior crescimento econômico, mas também relacionada com a igualdade entre indivíduos e grupo de pessoas (COMISSÃO MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, 1987). O relatório também inclui a importância da equidade intergeracional, ou seja, a equidade das pessoas no presente e no futuro. No entanto, o relatório apoia o aspecto da equidade intergeracional, particularmente o impacto ambiental das atividades econômicas em relação às pessoas. As atividades econômicas atuais influenciam a dramática degradação do meio ambiente e o impacto sobre os descendentes que não têm permissão para usar recursos naturais que são fundamentais para o bem-estar econômico e a igualdade de vida para a próxima geração (COMISSÃO MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, 1987; HUNTER, 1997; GARROD; FYALL, 1998).

A sustentabilidade de marketing tem como foco aumentar o valor do cliente, o valor social e o valor ecológico. O desenvolvimento do produto ou serviços sustentáveis para o cliente deve estar mais preocupado do que com custos, conveniência e comunicação para atingir o consumidor-cidadão, integrando fatores sociais e ecológicos ao procedimento de marketing (BELZ, 2006; RODRIGUES, 2021). Além disso, a sustentabilidade de marketing também envolve planejamento, organização, operação, controle de recursos e campanhas de marketing que atendam às necessidades e demandas dos consumidores-cidadãos.

A sustentabilidade de marketing concorre à orientação de mercado e ao conhecimento para gerenciar a adaptação do mercado, evitando preocupações legais e, portanto, é necessário examinar a qualidade socioambiental para alcançar os objetivos das organizações (BELZ; PEATTIE, 2012). Esse conceito incentiva as empresas de marketing a revisarem sua configuração institucional e valores de preços em termos de desenvolvimento de sustentabilidade. A sustentabilidade de marketing na visão do macromarketing enfatiza cinco princípios básicos: ecológico, social, econômico, consumidor-cidadão e tecnologia de informação (BELZ; PEATTIE, 2012; RODRIGUES, 2021).

Então, a sustentabilidade tem como foco implementar e controlar recursos e programa de marketing (mix de sustentabilidade de marketing) para atender às necessidades e desejos dos clientes. Enquanto, as organizações serão levadas em consideração as normas da sociedade (direitos humanos, governança organizacional, práticas de trabalho e o envolvimento da comunidade no desenvolvimento) e do meio ambiente (grupo de padrões que proporciona uma orientação em relação à gestão ambiental) para alcançar o objetivo organizacional. No futuro, as organizações precisam integrar o conceito de sustentabilidade de marketing para identificar estratégia de marketing, que atenderá às necessidades e desejos dos stakeholders no presente e futuro (JAMROZY, 2007; BELZ; PEATTIE, 2012; RODRIGUES, 2020; RODRIGUES, 2021).

1. José Austerliano Rodrigues. Especialista Analista Sênior e Doutor em Sustentabilidade de Marketing pela UFRJ, com ênfase em Marketing e Sustentabilidade, com interesse em pesquisa em Sustentabilidade de marketing e comportamento do consumidor.
E-mail: austerlianorodrigues@bol.com.br.

2. Gabriel Pereira Rodrigues. Discente do Curso de Direito da UNIFACISA – Centro Universitário. E-mail: gp3147125@gmail.com.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 28/05/2021

 

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