EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

É necessário organizar a cadeia de reciclagem de resíduos de embalagens plásticas

 

lixo plástico

É necessário organizar a cadeia de reciclagem de resíduos de embalagens plásticas

Esforços de reciclagem de resíduos de embalagens de plástico são sufocados por entraves regulatórios e tecnológicos

Mudanças significativas na forma como os resíduos de embalagens plásticas são reciclados na Inglaterra são necessárias para eliminar os resíduos plásticos evitáveis ​​até 2043 e atender às ambições do governo em sua Estratégia de Recursos e Resíduos.

University of Leeds*

Um novo estudo da University of Leeds e da Brunel University London descobriu que o sistema atual de coleta e gerenciamento de resíduos de embalagens plásticas prejudica as autoridades locais e desestimula os esforços para investir em infraestrutura verde para explorar a mudança tecnológica.

Isso leva a uma dependência excessiva da exportação de resíduos para mercados com políticas de reciclagem questionáveis ​​e também prejudica a tomada de decisão do consumidor sobre como descartar resíduos de embalagens plásticas. O relatório – ‘ Embalagem de plástico – Como chegamos onde queremos estar? ‘- concluiu que o custo de coleta e gestão de resíduos sob o sistema atual significava que algumas autoridades locais foram forçadas a se vincular a contratos de até 25 anos para torná-lo economicamente viável.

O estudo foi financiado através do Fundo de Inovação em Pesquisa e Plástico e o Conselho de Pesquisa Econômica e Social, trabalhando em colaboração com o Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais (DEFRA) , o setor de gestão de resíduos e outras partes interessadas.

Ele também descobriu que as empresas de resíduos precisam estar confiantes de que podem ter um bom retorno sobre o investimento – o que incentiva esses contratos longos – mas isso torna difícil para as autoridades locais implementarem mudanças em sua infraestrutura.

Os pesquisadores argumentam que uma redução na carga de custos para as autoridades locais, por meio de uma distribuição mais equitativa do valor no sistema, pode incentivar o investimento de longo prazo, mas que os bloqueios regulatórios e tecnológicos precisam ser enfrentados.

As principais reformas no âmbito da Estratégia de Recursos e Resíduos, incluindo consistência na coleta de resíduos, responsabilidade alargada do produtor e esquemas de devolução de depósitos, foram concebidas para enfrentar os problemas e reter valor. A colaboração do DEFRA com este projeto é um reflexo do que o DEFRA está fazendo para mover as coisas na direção certa.

O relatório analisou o sistema de embalagens plásticas do Reino Unido na Inglaterra usando uma nova abordagem de sistemas denominada ‘Otimização de valor complexo para recuperação de recursos’ (CVORR) .

O coautor do relatório, Andrew Brown, Professor de Economia da Universidade de Leeds, disse: “O relatório mostra a importância de uma colaboração profunda entre economistas, engenheiros e cientistas ambientais, trabalhando também em colaboração com o DEFRA, o setor de gestão de resíduos e outras partes interessadas . ”

O professor Brown enfatizou que “para aproveitar as enormes oportunidades de longo prazo para preservação e criação de valor por meio da reciclagem de embalagens plásticas, é necessária uma mudança em todo o sistema, guiada pela nova estrutura CVORR.”

A inovação na indústria de resíduos e reciclagem é realmente rápida, mas nossas autoridades locais não podem tirar proveito do sistema atual”, disse a Dra. Eleni Iacovidou, professora de Gestão Ambiental da Brunel, que conduziu o estudo.

Confrontar e quebrar os bloqueios às regulamentações e infraestruturas atuais é a chave para alcançar transformações radicais no sistema de embalagens de plástico e nos sistemas de recuperação de recursos em geral.”

O Dr. Iacovidou continuou: “A complexidade do sistema de embalagem de plástico significa que não existe uma solução perfeita para os muitos problemas que afligem o sistema de embalagem de plástico e que são necessárias várias maneiras direcionadas e informadas de abordar esses problemas. A estrutura do CVORR nos ajuda a entender esses problemas e encontrar soluções de uma forma muito mais clara e integrada. ”

Os pesquisadores apontam a saída do Reino Unido da União Europeia como um desafio significativo para cumprir a meta de 2050, mas também uma oportunidade para implementar as mudanças necessárias à medida que o governo se desvincula da regulamentação europeia. Isso exige a orquestração de processos e estruturas em toda a cadeia de valor.

O relatório propôs novas métricas para o governo usar ao monitorar e avaliar seu sucesso em relação à meta de 2050. As métricas desenvolvidas correspondem a quatro domínios de valor – ambiental, econômico, social e técnico – permitem uma avaliação sistêmica do sistema de embalagens plásticas, tão necessária para realizar a mudança e monitorar essa mudança.

O estudo, que foi financiado pelo Conselho de Pesquisa Econômica e Social (ESRC), foi de autoria de Eleni Iacovidou, Norman Ebner, Bianca Orsi e Andrew Brown.

Referência:

Multidimensional Value Metrics for Assessing England’s Plastic Packaging System and Monitoring Associated Targets – EV0301

http://sciencesearch.defra.gov.uk/Document.aspx?Document=14777_Plasticpackaging-howdowegettowherewewanttobe.pdf

 

Henrique Cortez *, tradução e edição

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 27/04/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.