Mudança climática está tornando as temporadas de monções indianas mais caóticas

 

Mudança climática está tornando as temporadas de monções indianas mais caóticas

Se o aquecimento global continuar sem controle, as chuvas das monções de verão na Índia se tornarão mais fortes e irregulares.

Esta é a conclusão central de uma análise feita por uma equipe de pesquisadores alemães que comparou mais de 30 modelos climáticos de última geração em todo o mundo.

O estudo prevê mais anos extremamente úmidos no futuro – com consequências potencialmente graves para o bem-estar, a economia, os sistemas alimentares e a agricultura de mais de um bilhão de pessoas.

Potsdam Institute for Climate Impact Research (PIK)*

“Encontramos evidências robustas de uma dependência exponencial: para cada grau Celsius de aquecimento, as chuvas de monções provavelmente aumentarão em cerca de 5%”, diz a autora principal Anja Katzenberger do Instituto Potsdam para Pesquisa de Impacto Climático (PIK) e Universidade Ludwig-Maximilian em Munique, Alemanha (LMU). “Assim, também pudemos confirmar estudos anteriores, mas descobrimos que o aquecimento global está aumentando as chuvas de monções na Índia ainda mais do que se pensava anteriormente. Está dominando a dinâmica das monções no século 21 ”.

Muita chuva pode prejudicar as plantas

Mais chuvas não é necessariamente bom para o setor agrícola da Índia e dos países vizinhos. Como a coautora Julia Pongratz, da LMU, explica: “As plantações precisam de água, especialmente no período inicial de crescimento, mas muita chuva durante outros estados de crescimento pode prejudicar as plantas – incluindo o arroz, do qual a maioria da população da Índia depende para seu sustento. Isso torna a economia e o sistema alimentar indianos altamente sensíveis aos padrões voláteis das monções. ”

Um olhar para o passado mostra que o comportamento humano está por trás da intensificação das chuvas. A partir da década de 1950, as forças feitas pelo homem começaram a superar as lentas mudanças naturais que ocorrem ao longo de muitos milênios. No início, altas cargas de aerossol de bloqueio de luz solar levaram a um aquecimento moderado e, portanto, a um declínio nas chuvas, mas desde então, a partir de 1980, o aquecimento induzido por gases de efeito estufa se tornou o fator decisivo para temporadas de monções mais fortes e erráticas.

Uma ameaça ao bem-estar do subcontinente indiano

“Vemos cada vez mais que a mudança climática envolve extremos climáticos imprevisíveis e suas graves consequências”, comenta o líder do grupo e coautor Anders Levermann, da PIK e da Columbia University, de Nova York / EUA, sobre os resultados do estudo publicado na revista Earth Dinâmica do sistema. “Porque o que está realmente em jogo é o bem-estar socioeconômico do subcontinente indiano. Uma temporada de monções mais caótica representa uma ameaça para a agricultura e a economia da região e deve ser um alerta para que os legisladores reduzam drasticamente as emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo ”.

Referência:

Anja Katzenberger, Jacob Schewe, Julia Pongratz, Anders Levermann: Robust increase of Indian monsoon rainfall and its variability under future warming in CMIP-6 models. Earth System Dynamics. DOI: 10.5194/esd-2020-80.

 

Henrique Cortez*, EcoDebate – tradução e edição.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 15/04/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top