Emissões de gases de efeito estufa impactam a precipitação e os recursos hídricos da Ásia Central

 

poluição do ar

Emissões de gases de efeito estufa impactam a precipitação e os recursos hídricos da Ásia Central

Pesquisa destaca os impactos das atividades humanas no frágil ecossistema da Ásia Central, influenciando a circulação atmosférica chave e o ciclo hidrológico local

As economias do norte da Ásia Central dependem fortemente da agricultura e são particularmente afetadas por mudanças no ciclo hidrológico local. No entanto, esta região é uma das maiores regiões de sequeiro do Hemisfério Norte e está enfrentando uma crise de escassez de recursos hídricos nas últimas décadas. Um exemplo é o rápido ressecamento e salinização do Mar de Aral.

Embora a construção de barragens, o desvio de cursos de água e o desperdício de água tenham sido responsabilizados pela escassez, como as mudanças climáticas influenciaram os recursos hídricos regionais permanece desconhecido.

Institute of Atmospheric Physics*, Chinese Academy of Sciences.

Em um artigo de pesquisa publicado recentemente na Geophysical Research Letters (tendência de secagem no norte da Ásia Central), Jie Jiang e Tianjun Zhou, do Instituto de Física Atmosférica da Academia Chinesa de Ciências, destacaram os impactos das atividades humanas no frágil ecossistema da Ásia Central, influenciando a circulação atmosférica chave e o ciclo hidrológico local.

Os pesquisadores descobriram que a crise de escassez de recursos hídricos no norte da Ásia Central também é resultado da tendência de seca desde a década de 1950. A tendência decrescente das chuvas está associada ao deslocamento para o sul e ao enfraquecimento do jato subtropical para o oeste. “O jato subtropical do oeste é um dos sistemas de circulação importantes na Eurásia e está intimamente ligado à precipitação do verão sobre o NCA em diferentes escalas de tempo”, explicou Jiang.

Para identificar e isolar as contribuições dos gases de efeito estufa, aerossóis antropogênicos e forçantes naturais (incluindo atividade solar e aerossóis vulcânicos) nas mudanças na precipitação SWJ e na Ásia Central, os pesquisadores adotaram as simulações multimodelos de 10 modelos do Projeto de Intercomparação do Modelo de Detecção e Atribuição .

Eles demonstraram que a maior emissão de gases de efeito estufa pode contribuir para uma mudança equatorial do jato subtropical oeste, enquanto o aumento da poluição asiática e a redução das emissões de aerossóis europeus podem resultar em um jato enfraquecido, ambos favorecendo o movimento descendente e a tendência de secagem sobre o centro-norte Ásia no verão desde 1950.

“Nossos resultados mostram que as emissões de gases de efeito estufa e aerossóis induzidas pelo homem em outras regiões do mundo também podem impactar a precipitação da Ásia Central e os recursos hídricos modulando a circulação atmosférica”, disse Jiang.

Referência

Jiang, J., & Zhou, T. (2021). Human-induced rainfall reduction in drought-prone northern Central Asia. Geophysical Research Letters, 48, e2020GL092156.
https://doi.org/10.1029/2020GL092156

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 12/04/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top