Lançado o Atlas da Região Hidrográfica V: Baía de Guanabara e Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá

 

Lançado o Atlas da Região Hidrográfica V: Baía de Guanabara e Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá

Comitê de Bacia da Baía de Guanabara lança o Atlas da Região Hidrográfica V (RJ)

Em 22 de março, Dia Mundial da Água, o Comitê de Bacia da Baía de Guanabara lançou a primeira edição do “Atlas da Região Hidrográfica V: Baía de Guanabara e Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá”.

“É uma forma de sensibilizar, gerar reflexões e contribuir como fonte de conhecimento sobre as condições socioambientais da Região da Baía de Guanabara. Estamos oferecendo ao público essa importante ferramenta para subsidiar o planejamento e a tomada de decisão consciente e qualificada para a gestão de recursos hídricos”, destaca a presidente do Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá, Christianne Bernardo da Silva.

Desde a sua idealização, o objetivo é construir o conhecimento por meio de um processo que considera a multiplicidade de atores e componentes do território, sabendo que é necessário estimular o permanente diálogo entre os diferentes saberes para criar as bases para ampliar e democratizar as discussões acerca da temática da água na região.

A publicação tem 228 páginas amplamente ilustradas com fotografias da região, tabelas, 56 mapas, e análises detalhadas, organizadas e com o cuidado de serem transmitidas de forma didática.

O desafio para a gestão de recursos hídricos foi o grande motivador para a construção do Atlas, que pretende imbuir a população da Região Hidrográfica V de conhecimentos e servir de base para todos os atores sociais envolvidos com a preservação dos recursos hídricos.

O pdf do “Atlas da Região Hidrográfica V: Baía de Guanabara e Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá” está disponível em: http://www.comitebaiadeguanabara.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Atlas_CBH-BG.pdf

Por que a escolha do Dia Mundial da Água para o lançamento?

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU e remonta ao dia 22 de março de 1992, quando foi lançada a Declaração Universal dos Direitos da Água. É um momento de celebrar e refletir sobre o significado da água para a vida, visando ampliar a discussão e alertar a população sobre a importância da preservação desse recurso natural essencial para a sobrevivência dos seres vivos e a manutenção dos ecossistemas do planeta.

Fonte: Comitê de Bacia da Baía de Guanabara

mapa do atlas da região hidrografica v do rj

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 23/03/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

Nota: Para receber atualizações pelo grupo de notícias do EcoDebate no WhatsApp, adicione o telefone 21 98682-4779 e, em seguida, envie uma mensagem com o texto ADICIONAR.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

https://twitter.com/ecodebate/status/1374345267319803912

Top