Geração Y Sustentável: Usuário da Internet

 

web

Geração Y Sustentável: Usuário da Internet, artigo de José Austerliano Rodrigues

[EcoDebate]

Também conhecido como eco-boomers (ou Geração Y Sustentável), esses consumidores estão ‘conectados’ praticamente desde o nascimento, acessam jogos de computador, navegam na web, baixam músicas e interagem com amigos via mensagens de texto e mídias sociais (KOTLER; KELLER, 2018; RODRIGUES, 2020).

Desta forma, os possíveis novos líderes dos movimentos sociais de hoje são as pessoas da Geração Y, nascidas entre o início dos anos 1980 e o início dos anos 1990, que em 2010 tinham idades variando de 20 a 30 anos. Essa geração com conhecimento tecnológico (também conhecida como Millenials) cresceu com computadores e internet (OTTMAN, 2012).

Contudo, descrentes do governo e das autoridades, rapidamente eles desafiam as práticas de mercado que consideram não autênticos ou não confiáveis. Com a capacidade de expressar suas opiniões por meio de bloques, textos e nas redes sociais, são capazes de obter respostas de milhões de pessoas pelo mundo.

Desta maneira, filhos de geração Babay Boom (nascidos entre 1946 e 1964), cujos valores sociais e ambientais elas compartilham, os jovens adultos de hoje testemunharam o Furacão Katrina em 2005 e o derramamento de óleo no Golfo do México, em 2010, e têm conhecimento a respeito da Grande Macha de Lixo no Pacífico, uma massa de lixo plástico cujo tamanho é estimado como maior que o Estado do Texas. Como seus semelhantes de outras gerações, a Geração Y acredita que a mudança de clima mundial é causada por atividades humanas e eles compram quase duas vezes mais produtos sustentáveis do que os consumidores que acreditam que a mudança climática está ocorrendo naturalmente (GREEN CANARY SUSTAINABILITY CONSULTIN, 2010, OTTMAN, 2012, RODRIGUES, 2020).

A sustentabilidade é parte essencial da experiência de estudo dessa geração. Muitas escolas se comprometeram com o American College & University Presiden’s Climate Commitment (um acordo de proteção do meio ambiente) e muitos estudantes se envolveram e recentemente criaram um programa de estudos ambientais, sociais e de iniciativas de sustentabilidade em seus campi (OTTMAN, 2012).

Garrafas de água reutilizáveis e canecas de café estão por todas as partes das universidades, onde muitas empresas estão, de maneira inteligente, buscando espaço com mensagens de sustentabilidade aos alunos, que logo terão boas rendas e se tornarão proprietários de casas.

Sem querer sacrificar tudo pelo dinheiro todo-poderoso, as pessoas da Geração Y procuram equilibrar a qualidade de vida e a busca por riqueza (YAN, 2010; OTTMAN, 2012). Elas procuram trabalhar para empregadores com consciência social.

José Austerliano Rodrigues. Especialista Sênior em Sustentabilidade de Marketing e Doutor em Marketing Sustentável pela UFRJ, com ênfase em Sustentabilidade e Marketing, com interesse em pesquisa em Marketing Sustentável, Sustentabilidade de Marketing, Responsabilidade Social e Comportamento do Consumidor. E-mail: austerlianorodrigues@bol.com.br.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 02/02/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

Nota: Para receber atualizações pelo grupo de notícias do EcoDebate no WhatsApp, adicione o telefone 21 98682-4779 e, em seguida, envie uma mensagem com o texto ADICIONAR.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top