EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Declínio global da biodiversidade coloca em risco nossa qualidade de vida

 

Declínio global da biodiversidade coloca em risco nossa qualidade de vida

Os cientistas realizaram uma revisão abrangente das contribuições da natureza para os humanos, a fim de apresentar uma análise clara das tendências globais desde 1970. Não surpreendentemente, os resultados são sombrios

International Center for Tropical Agriculture – CIAT*

Não é segredo que, nas últimas décadas, os humanos mudaram a natureza em um ritmo cada vez maior. Uma crescente coleção de pesquisas cobre as várias maneiras pelas quais isso está impactando nossa qualidade de vida, desde a qualidade do ar até a nutrição e a renda. Para entender melhor como quais áreas correm maior risco, os cientistas vasculharam volumes de literatura para apresentar tendências globais na relação entre o bem-estar humano e a degradação ambiental.

O trabalho deles, que incluiu Fabrice DeClerck da Alliance of Bioversity International e CIAT, foi resumido em “Global trends in nature’s contributions to people”, que foi publicado recentemente em Proceedings of the National Academy of Sciences .

Esta revisão sistemática baseia-se no Relatório de Avaliação Global da Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), que em 2019 forneceu a avaliação mais abrangente do declínio da natureza e da perda de biodiversidade, quando enfatizou que 1 milhão de espécies de plantas e animais enfrentam extinção.

A revisão do PNAS avalia como a perda de biodiversidade afeta o bem-estar humano. Ele diferencia as contribuições potenciais da natureza, as contribuições realizadas, as condições ambientais e o impacto na qualidade de vida. Indicadores materiais e não materiais, incluindo concentração de gases de efeito estufa, controle de pragas e conhecimento cultural, foram usados para avaliar se as tendências estavam piorando, quase as mesmas ou melhorando desde 1970. Sem surpresa, muitos estavam em declínio acentuado. Particularmente no contexto da agricultura, a revisão ressalta que enfrentamos riscos inter-relacionados, como o declínio da produção agrícola, o declínio das populações de polinizadores e a redução da produtividade do solo.

Até mesmo aumentos em áreas como o volume de produção de commodities agrícolas são um alerta, pois as tendências para a saúde humana em relação aos alimentos divergem dependendo de variáveis como região e contexto socioeconômico.

Este artigo representa uma etapa na documentação da importância das contribuições da natureza para as pessoas, que os cientistas esperam poder melhorar nossa capacidade de gerenciar os sistemas terrestres de maneira eficaz, igualitária e sustentável.

“A natureza contribui para nossa saúde e bem-estar de várias maneiras, e nossas ações colocam esses benefícios em risco”, disse a autora Kate Brauman, da Universidade de Minnesota.

contribuições da natureza para os humanos
Diferenciação de contribuições potenciais e realizadas da natureza, condições ambientais e impacto na qualidade de vida. A natureza, conforme alterada pelo manejo humano, gera contribuições potenciais. A combinação de potencial junto com as contribuições humanas leva a contribuições realizadas da natureza. Para alguns tipos de contribuições da natureza, há uma diferença entre as contribuições realizadas e as condições ambientais, porque as condições ambientais são influenciadas por fatores adicionais, como a poluição causada pelo homem. Os impactos na qualidade de vida são ainda modulados por substitutos, instituições e cultura. As informações sobre como as contribuições da natureza impactam a qualidade de vida podem ser usadas para modificar o manejo e os insumos humanos.

Tendências globais e regionais em contribuições potenciais e realizadas da natureza
Tendências globais e regionais em contribuições potenciais e realizadas da natureza, condições ambientais e impacto na qualidade de vida. As cores indicam tendências globais desde 1970 em contribuições potenciais e realizadas da natureza, condição ambiental e impacto nas pessoas. Tendências resumem uma síntese de mais de 2.000 artigos revisados para ref. 8 . Explicações adicionais de cada indicador e referências aos dados subjacentes estão no Apêndice SI , Tabela S1 .

Referência:

Global trends in nature’s contributions to people
Kate A. Brauman, Lucas A. Garibaldi, Stephen Polasky, Yildiz Aumeeruddy-Thomas, Pedro H. S. Brancalion, Fabrice DeClerck, Ute Jacob, Matias Enrique Mastrangelo, Nsalambi V. Nkongolo, Hannes Palang, Néstor Pérez-Méndez, Lynne J. Shannon, Uttam Babu Shrestha, Evelyn Strombom, Madhu Verma
Proceedings of the National Academy of Sciences Dec 2020, 117 (51) 32799-32805; DOI: 10.1073/pnas.2010473117
https://doi.org/10.1073/pnas.2010473117

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 25/01/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

Nota: Para receber atualizações pelo grupo de notícias do EcoDebate no WhatsApp, adicione o telefone 21 98682-4779 e, em seguida, envie uma mensagem com o texto ADICIONAR.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.