EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Interconexão do clima global: Degelo no hemisfério norte impacta a Antártida

 

degelo

Interconexão do clima global: Degelo no hemisfério norte impacta a Antártida

Por Juan Siliezar*
Escritor da equipe de Harvard

Para ver o quão profundamente interconectado o planeta realmente está, basta olhar para os enormes mantos de gelo no hemisfério norte e no pólo sul.

A milhares de quilômetros de distância, eles dificilmente são vizinhos, mas de acordo com uma nova pesquisa de uma equipe de cientistas internacionais – liderada por Natalya Gomez, Ph.D. 14, incluindo o professor de Harvard Jerry X. Mitrovica – o que acontece em uma região tem um efeito surpreendentemente direto e descomunal na outra, em termos de expansão ou derretimento do gelo.

A análise, publicada na Nature , mostra pela primeira vez que as mudanças na camada de gelo da Antártica foram causadas pelo derretimento das camadas de gelo no hemisfério norte.

A influência foi impulsionada por mudanças no nível do mar causadas pelo derretimento do gelo no norte durante os últimos 40.000 anos. Entender como isso funciona pode ajudar os cientistas do clima a compreender as mudanças futuras à medida que o aquecimento global aumenta o derretimento das principais camadas de gelo e calotas polares, disseram os pesquisadores.

O estudo mostra como esse efeito gangorra funciona. Os cientistas descobriram que quando o gelo no hemisfério norte permaneceu congelado durante o último pico da Idade do Gelo, cerca de 20.000 a 26.000 anos atrás, isso levou à redução do nível do mar na Antártica e ao crescimento da camada de gelo lá. Quando o clima esquentou depois desse pico, as camadas de gelo no norte começaram a derreter, fazendo com que o nível do mar no hemisfério sul subisse. A ascensão do oceano fez com que o gelo na Antártica recuasse para o tamanho que tem hoje ao longo de milhares de anos, uma resposta relativamente rápida em tempo geológico.

“O estudo estabelece uma conexão subestimada entre a estabilidade da camada de gelo da Antártica e períodos significativos de derretimento no Hemisfério Norte”.
– Jerry X. Mitrovica

A questão do que causou o derretimento tão rápido do manto de gelo da Antártida durante esse período de aquecimento era um enigma antigo.

“Essa é a parte realmente empolgante disso”, disse Mitrovica, o Frank B. Baird Jr. Professor de Ciências no Departamento de Ciências da Terra e Planetárias. “O que motivou esses eventos dramáticos em que a Antártica liberou enormes quantidades de massa de gelo? Esta pesquisa mostra que os eventos não foram motivados por nada local. Eles foram impulsionados pelo aumento do nível do mar localmente, mas em resposta ao derretimento das camadas de gelo muito distantes. O estudo estabelece uma conexão subestimada entre a estabilidade da camada de gelo da Antártica e períodos significativos de derretimento no Hemisfério Norte ”.

O recuo foi consistente com o padrão de mudança do nível do mar previsto por Gomez, agora professor assistente de ciências da Terra e planetárias na Universidade McGill, e colegas em trabalhos anteriores no continente Antártico. A próxima etapa é expandir o estudo para ver onde mais o recuo do gelo em um local leva ao recuo em outro. Isso pode fornecer informações sobre a estabilidade da camada de gelo em outras épocas da história e talvez no futuro.

“Olhar para o passado pode realmente nos ajudar a entender como funcionam os mantos de gelo e os níveis do mar”, disse Gomez. “Isso nos dá uma melhor avaliação de como todo o sistema terrestre funciona.”

Junto com Gomez e Mitrovica, a equipe de cientistas do projeto incluía pesquisadores da Oregon State University e da University of Bonn, na Alemanha. As rochas em que se concentraram, chamadas de destroços transportados por gelo, já foram incrustadas na camada de gelo da Antártica. Os icebergs caídos os carregaram para o Oceano Antártico. Os pesquisadores determinaram quando e onde eles foram liberados da camada de gelo. Eles combinaram a modelagem da camada de gelo e do nível do mar com amostras de sedimentos do fundo do oceano perto da Antártica para verificar suas descobertas. E os pesquisadores também observaram marcadores de linhas costeiras anteriores para ver como a borda da camada de gelo recuou.

Gomez tem pesquisado mantos de gelo desde que ela era uma estudante de graduação da Escola de Artes e Ciências no Grupo Mitrovica . Ela liderou um estudo em 2010 que mostrou que os efeitos gravitacionais dos mantos de gelo são tão fortes que, quando os mantos de gelo derretem, o aumento do nível do mar esperado por toda a água do degelo que entra nos oceanos seria contrabalançado nas áreas próximas. Gomez mostrou que se todo o gelo do manto de gelo oeste da Antártica derretesse, poderia realmente diminuir o nível do mar próximo ao gelo em até 300 pés, mas o nível do mar subiria significativamente mais do que o esperado no hemisfério norte.

Este artigo promoveu esse estudo perguntando como o derretimento das camadas de gelo em uma parte do sistema climático afetou outra. Nesse caso, os pesquisadores analisaram as camadas de gelo do hemisfério norte que antes cobriam a América do Norte e o norte da Europa.

Ao reunir dados de modelagem sobre o aumento do nível do mar e derretimento da camada de gelo com os destroços que sobraram dos icebergs que romperam a Antártica durante a Idade do Gelo, os pesquisadores simularam como os níveis do mar e a dinâmica do gelo mudaram em ambos os hemisférios nos últimos 40.000 anos.

Os pesquisadores foram capazes de explicar vários períodos de instabilidade durante os últimos 20.000 anos, quando a camada de gelo da Antártica passou por fases de derretimento rápido conhecidas como “pulsos de derretimento”. Na verdade, de acordo com seu modelo, se não fosse por esses períodos de recuo rápido, a camada de gelo da Antártica, que cobre quase 14 milhões de quilômetros quadrados e pesa cerca de 26 milhões de gigatoneladas, seria ainda mais gigantesca do que é agora.

Com os registros geológicos, que foram coletados principalmente por Michael Webster da Universidade de Bonn, os pesquisadores confirmaram a linha do tempo prevista por seu modelo e viram que essa mudança no nível do mar na Antártica e o derramamento de massa corresponderam a episódios de derretimento das camadas de gelo em o hemisfério norte.

Os dados pegaram Gomez de surpresa. Mais do que tudo, porém, aprofundou sua curiosidade sobre esses sistemas congelados.

“Essas camadas de gelo são partes realmente dinâmicas, emocionantes e intrigantes do sistema climático da Terra. É impressionante pensar em gelo com vários quilômetros de espessura, que cobre um continente inteiro e que está evoluindo em todas essas escalas de tempo diferentes, com consequências globais ”, disse Gomez. “É apenas uma motivação para tentar entender melhor esses sistemas realmente enormes que estão tão distantes de nós.”

Este trabalho foi parcialmente financiado pelo Conselho de Pesquisa em Ciências Naturais e Engenharia, o Canada Research Chair, a Canadian Foundation for Innovation, o Deutsche Forschungsgemeinschaft e a NASA.

Referência:

Gomez, N., Weber, M.E., Clark, P.U. et al. Antarctic ice dynamics amplified by Northern Hemisphere sea-level forcing. Nature 587, 600–604 (2020). https://doi.org/10.1038/s41586-020-2916-2

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 30/11/2020

Nota: Para receber atualizações pelo grupo de notícias do EcoDebate no WhatsApp, adicione o telefone 21 98682-4779 e, em seguida, envie uma mensagem com o texto ADICIONAR.

 

CONTEÚDO SUGERIDO / PUBLICIDADE



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.