Neuropatia diabética, conheça os sintomas, diagnóstico e tratamento

 

saúde

Neuropatia diabética, conheça os sintomas, diagnóstico e tratamento

Por Alinny Martins

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado no próximo 14 de novembro, traz a importância da prevenção e tratamento da doença que já atinge mais de 13 milhões de brasileiros, além de desencadear outra série de disfunções bastante limitantes aos indivíduos. Entre elas está a neuropatia diabética, caracterizada por sintomas bastante dolorosos e com riscos de amputações de membros.

“Trata-se de um distúrbio que afeta os nervos periféricos e é, atualmente, a complicação crônica mais comum e mais incapacitante causada pelo diabetes”, explica o neurocirurgião funcional mestre pela UNIFESP, Dr. Claudio Corrêa.

Além disso, ela é responsável por aproximadamente dois terços das amputações não-traumáticas, aquelas que não são causadas por acidentes e fatores externos.

Entendendo a complicação do diabetes no sistema periférico dos nervos

Os nervos periféricos são os encarregados de transmitir as informações que chegam e saem do cérebro, assim como os sinais emitidos pela medula espinhal para o resto do corpo.

A partir das alterações sistêmicas geradas pelo diabetes, com o desequilíbrio da produção de insulina pelo pâncreas e o consequente aumento da glicose no sangue (glicemia), ocorre um comprometimento da bainha que envolve o nervo. “É como se tivéssemos um fio desencapado, onde a estrutura fica exposta às agressões externas e, por isso, sensível a elas”, conta Dr. Claudio.

Dessa forma, os sintomas mais comuns da neuropatia são: sensação de pontada, fisgada, choque ou queimação nos membros, especialmente ao toque da mão, roupas ou mesmo da água.

Seu diagnóstico é inicialmente clínico, feito com base nas manifestações apresentadas, histórico familiar e exame físico. Durante este último, o médico irá checar os reflexos, tônus muscular, sensibilidade dos membros ao toque, temperatura, entre outros.

Exames neurofisiológicos, como a eletroneuromiografia, acrescentam dados objetivos para a confirmação do diagnóstico da polineuropatia periférica metabólica.

Prevenção e tratamento da neuropatia está no controle do diabetes

A principal via de prevenção da neuropatia diabética é o controle da doença que a origina, o diabetes.

“A condição tem característica crônica, exigindo acompanhamento permanente que começa com o endocrinologista, se estendendo para o neurologista ou neurocirurgião quando a neuropatia se instala”, relata o especialista.

Por eles, são dadas algumas recomendações iniciais básicas como:

  • Controle da glicemia pela alimentação e medicações específicas
  • Manutenção de peso compatível à estrutura do corpo
  • Não fumar e não consumir bebida alcoólica
  • Realizar atividades físicas regularmente

“Para os quadros de neuropatia em evolução, o tratamento consiste em medicamentos orais e injetáveis, incluindo antidepressivos, anticonvulsivantes, neurolépticos e, em casos mais complexos, o implante de neuroestimulador medular e o implante de bombas de opioides”, pontua o neurocirurgião.

Cada caso será conduzido de acordo com o grau da disfunção e a resposta do paciente aos tratamentos inicialmente propostos.

Para saber mais sobre o assunto, Dr. Claudio produziu um podcast especial onde esclarece todos os pontos da doença e sua linha de condução. Você pode conferi-lo aqui.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 13/11/2020

 

CONTEÚDO SUGERIDO / PUBLICIDADE



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Um comentário em “Neuropatia diabética, conheça os sintomas, diagnóstico e tratamento

  1. Achei muito bom seu artigo! Vai me ajudar bastante.
    Parabéns pelo seu trabalho!
    Minha glicose chegou a 309, tenho feito controle atraves de
    uso de medicamento e mudança de alimentação.É possivel
    controlar a glicose somente com a mudança de alimentação?

Comentários encerrados.

Top