EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mudança climática é real; Entenda a emergência climática

 

Mudanças climáticas

Mudança climática é real; Entenda a emergência climática

A mudança climática é real e as atividades humanas, em grande parte a liberação de gases poluentes da queima de combustíveis fósseis é a principal causa

Os fatos que você precisa saber sobre a Emergência Climática:

A ciência das mudanças climáticas está bem estabelecida:

  • A mudança climática é real e as atividades humanas são a principal causa. (IPCC)
  • A concentração de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre está diretamente ligada à temperatura média global da Terra. (IPCC)
  • A concentração tem aumentado continuamente, e com ela as temperaturas globais médias, desde a época da Revolução Industrial. (IPCC)
  • O gás de efeito estufa mais abundante, responsável por cerca de dois terços dos gases de efeito estufa, o dióxido de carbono (CO 2 ), é em grande parte o produto da queima de combustíveis fósseis. (IPCC)

O IPCC foi estabelecido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para fornecer uma fonte objetiva de informações científicas sobre as mudanças climáticas. Em 2013, o IPCC forneceu um relatório globalmente revisado por pares sobre o papel das atividades humanas na mudança climática quando lançou seu Quinto Relatório de Avaliação.

O relatório foi categórico em sua conclusão: a mudança climática é real e as atividades humanas, em grande parte a liberação de gases poluentes da queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás), é a principal causa. 

Quais são os efeitos e impactos das mudanças climáticas?

Os impactos de um aumento de 1,1 grau estão aqui hoje no aumento da frequência e magnitude de eventos climáticos extremos de ondas de calor, secas, inundações, tempestades de inverno, furacões e incêndios florestais. (IPCC)

  • A temperatura média global em 2019 era 1,1 graus Celsius acima do período pré-industrial, de acordo com a OMM.
  • 2019 concluiu uma década de calor global excepcional, recuo do gelo e níveis recordes do mar devido aos gases de efeito estufa produzidos pelas atividades humanas. (OMM)
  • As temperaturas médias para os períodos de cinco anos (2015-2019) e dez anos (2010-2019) são as mais altas já registradas. (OMM)
  • 2019 foi o segundo ano mais quente já registrado. (OMM)
  • O total anual de emissões globais de gases de efeito estufa atingiu seus níveis mais altos em 2018, sem sinais de pico. (EGR, 2019).
  • Com base nos insuficientes compromissos globais de hoje para reduzir as emissões de poluentes climáticos, as emissões estão a caminho de atingir 56 Gt CO 2 e até 2030, mais do que o dobro do que deveriam. (EGR, 2019)

O que precisamos fazer para limitar o aquecimento global e agir sobre as mudanças climáticas?

  • Para evitar o aquecimento além de 1,5 ° C, precisamos reduzir as emissões em 7,6% a cada ano deste ano até 2030. (EGR, 2019)
  • Há 10 anos, se os países tivessem agido com base nessa ciência, os governos teriam de reduzir as emissões em 3,3% ao ano. A cada ano que deixamos de agir, o nível de dificuldade e custo para reduzir as emissões aumenta. (EGR, 2019)
  • As nações concordaram com um compromisso juridicamente vinculativo em Paris para limitar o aumento da temperatura global a não mais do que 2 ° C acima dos níveis pré-industriais, mas também ofereceram promessas nacionais de reduzir ou reduzir suas emissões de gases de efeito estufa até 2030. Isso é conhecido como Acordo de Paris. As promessas iniciais de 2015 são insuficientes para cumprir a meta, e os governos devem revisar e aumentar essas promessas como um objetivo principal neste ano de 2020.
  • Os compromissos atualizados do Acordo de Paris serão revisados ​​na conferência sobre mudança climática conhecida como COP 26 em Glasgow, Reino Unido, em novembro de 2021. Esta conferência será a reunião intergovernamental mais importante sobre a crise climática desde que o acordo de Paris foi aprovado em 2015.
  • O sucesso ou não desta conferência terá consequências graves para o mundo. Se os países não chegarem a um acordo sobre promessas suficientes, em mais 5 anos, a redução de emissões necessária saltará para quase 15,5% a cada ano. A improbabilidade de atingir essa taxa muito mais acentuada de descarbonização significa que o mundo enfrenta um aumento da temperatura global que ultrapassará 1,5 ° C. Cada fração do aquecimento adicional acima de 1,5 ° C trará impactos cada vez maiores, ameaçando vidas, fontes de alimentos, meios de subsistência e economias em todo o mundo.
  • Os países não estão no caminho certo para cumprir as promessas que fizeram.
  • Compromissos aumentados podem assumir muitas formas, mas no geral devem servir para mudar países e economias para um caminho de descarbonização, estabelecendo metas de carbono zero líquido e cronogramas de como atingir essa meta, mais tipicamente por meio de uma rápida aceleração da energia proveniente de fontes renováveis ​​e desaceleração rápida da dependência de combustíveis fósseis.

Por que 1,5 ° C é importante?

Embora ainda haja sérios impactos climáticos a 1,5 ° C, este é o nível que os cientistas dizem estar associado a impactos menos devastadores do que níveis mais elevados de aquecimento global. Cada fração do aquecimento adicional além de 1,5 ° C trará impactos piores, ameaçando vidas, meios de subsistência e economias.

  • A 1,5 ° C, mais de 70% dos recifes de coral morrerão, mas a 2 ° C, todos os recifes acima de 99% serão perdidos.
  • Os insetos, vitais para a polinização de safras e plantas, têm probabilidade de perder metade de seu habitat a 1,5 ° C, mas isso se torna quase o dobro a 2 ° C.
  • O Oceano Ártico estando completamente livre de gelo marinho no verão teria uma probabilidade de uma vez por século a 1,5 ° C, mas isso salta para uma probabilidade de uma década a 2 ° C.
  • Mais de 6 milhões de pessoas vivem atualmente em áreas costeiras vulneráveis ​​ao aumento do nível do mar em 1,5 ° C e, a 2 ° C, isso afetaria mais 10 milhões de pessoas até o final deste século.
  • A elevação do nível do mar será 100 centímetros maior a 2 ° C do que a 1,5 ° C.
  • A frequência e a intensidade das secas, tempestades e eventos climáticos extremos são cada vez mais prováveis ​​acima de 1,5 ° C.

Fonte: Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC)

Da UNEP, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 20/10/2020

 

CONTEÚDO SUGERIDO / PUBLICIDADE



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.