EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Desmatamento na Amazônia tem segundo pior agosto da série histórica

 

desmatamento na amazônia 2020, desmatamento e queimadas na amazônia

Desmatamento na Amazônia tem segundo pior agosto da série histórica

O Inpe divulgou na sexta-feira (11) o dado final de alertas de desmatamento no bioma Amazônia no mês passado. Foram 1.358 km2, o segundo pior agosto da série histórica do sistema Deter-B, iniciada em 2015.

Por Solange A. Barreira

Perde apenas para agosto de 2019, quando 1.714 km2 de floresta viraram fumaça, segundo o sistema de alertas por satélite. É o quinto mês com maior área de alertas de devastação. Todos os outros quatro ocorreram no governo Bolsonaro.

O dado inaugura a série de 2021, que, segundo o calendário do monitoramento da Amazônia, terminará em julho do ano que vem. Assim como 2020, o ano de 2021 começa com desmatamento elevado na floresta.

“O dado é inaceitável, ainda mais considerando que o Exército está na Amazônia desde maio, em tese, justamente para evitar as derrubadas. É mais uma prova de que a operação militar conduzida pelo general Hamilton Mourão até agora não deu resultado”, disse Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima.

Na série mensal do Deter-B, o desmatamento só ultrapassou 1.000 km2 sete vezes. Seis delas no governo Bolsonaro. “A devastação mudou de patamar. Antes de Bolsonaro, as taxas mensais médias de alertas nos meses de maio a setembro, auge da seca e das derrubadas, não ultrapassavam 600 km2. Nos últimos anos elas dobraram, para 1.200 km2”, afirmou Astrini.

** Sobre o Observatório do Clima: rede formada em 2002, composta por 52 organizações não governamentais e movimentos sociais. www.observatoriodoclima.eco.br.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 14/09/2020

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.