EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Covid-19: A Índia é o novo epicentro da pandemia global

Covid-19: A Índia é o novo epicentro da pandemia global

Artigo de José Eustáquio Diniz Alves

[EcoDebate] O mundo se aproxima de 30 milhões de pessoas infectadas e de 1 milhão de mortes pela covid-19. A epidemia teve início na China, se espalhou para outros países da Ásia, tomou grande impulso na Europa, saltou para os Estados e se avolumou na América Latina. Agora o epicentro da pandemia se encontra na Índia.

O gigante do sul da Ásia é o país com o maior número de casos e de mortes diárias, embora ainda tenha coeficientes de incidência e de mortalidade relativamente baixos. Em cifras diárias a liderança indiana é inquestionável na atualidade.

O gráfico abaixo, do jornal Financial Times (dia 13/09/2020), apresenta a média móvel de 7 dias e mostra que o número de novas pessoas infectadas na Índia está próxima da impressionante cifra de 100 mil casos por dia. Os Estados Unidos vem em seguida com uma média de 33 mil casos diários e o Brasil com 28 mil casos diários. Rússia, Peru e Colômbia aparecem com cifras entre 5 mil e 7 mil casos diários.

média móvel de 7 dias e mostra que o número de novas pessoas infectadas na Índia está próxima da impressionante cifra de 100 mil casos por dia

Em relação à média diária de mortes, a Índia é o único país, na atualidade, que permanece com cifras acima de 1 mil óbitos por dia. Brasil e os EUA estão apresentando cifras na casa de 700 óbitos diários. A Colômbia ultrapassou os demais países e está com uma média móvel de mais de 200 óbitos por dia. O Peru e a Rússia estão com cifras entre 100 e 150 óbitos por dia.

Em relação à média diária de mortes, a Índia é o único país, na atualidade, que permanece com cifras acima de 1 mil óbitos por dia

Quando se leva em consideração a dimensão demográfica dos países, a situação muda. O gráfico abaixo, apresenta o coeficiente de incidência para os 6 países em consideração. Nota-se que a liderança é do Peru com 172 casos por milhão de habitantes. Em seguida aparecem Colômbia com 143 casos por milhão, Brasil com 130 casos por milhão e EUA com 100 casos por milhão. A Índia com 67 casos por milhão, ultrapassou a Rússia com 37 casos por milhão. Mas a Índia é o único dos 6 países que apresenta coeficiente em alta.

Covid-19 - Quando se leva em consideração a dimensão demográfica dos países, a situação muda

O gráfico abaixo, apresenta o coeficiente de mortalidade para os 6 países em pauta. Nota-se que, atualmente, a liderança é da Colômbia com 4,5 óbitos por milhão de habitantes. O Peru com 4 óbitos por milhão e o Brasil com 3,4 óbitos por milhão vêm em seguida. Os EUA apresentam um coeficiente de 2 óbitos por milhão. A Rússia tem 0,7 óbitos por milhão. A Índia que tinha coeficiente muito baixo, é o único dos 6 países que apresenta alta e apresenta coeficiente de 0,8 óbitos por milhão de habitantes no dia 13 de setembro.

Covid-19 - O gráfico apresenta o coeficiente de mortalidade para os 6 países em pauta

A Índia é o epicentro da pandemia global quando se considera os novos casos e as novas mortes. Mas em termos de novos eventos por milhão de habitantes o gigante do sul da Ásia ainda apresenta coeficientes baixos.

No Brasil a pandemia está perdendo força no Brasil, mas o país não está livre de uma segunda onda. No mundo a pandemia continua avançando com cerca de 300 mil casos e 5 mil mortes por dia. A produção de vacinas está caminhando em ritmo acelerado, mas ainda falta muito para que toda a população mundial possa ser imunizada. Falta muito para o fim da pandemia.

José Eustáquio Diniz Alves
Colunista do EcoDebate.
Doutor em demografia, link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2003298427606382

Referências:

ALVES, JED. A pandemia de Coronavírus e o pandemônio na economia internacional, Ecodebate, 09/03/2020

https://www.ecodebate.com.br/2020/03/09/a-pandemia-de-coronavirus-covid-19-e-o-pandemonio-na-economia-internacional-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/

ALVES, JED. A América Latina responde por mais de 40% das mortes da covid-19 há mais de 2 meses, Ecodebate, 24/08/2020 https://www.ecodebate.com.br/2020/08/24/a-america-latina-responde-por-mais-de-40-das-mortes-da-covid-19-ha-mais-de-2-meses/

ALVES, JED. A Argentina ultrapassa o Chile e ocupa o 10º lugar no ranking global dos casos da covid-19, Ecodebate, 31/08/2020 https://www.ecodebate.com.br/2020/08/31/a-argentina-ultrapassa-o-chile-e-ocupa-o-10-lugar-no-ranking-global-dos-casos-da-covid-19/

Financial Times. Coronavirus tracked: the latest figures as countries start to reopen. The FT analyses the scale of outbreaks and the number of deaths around the world

https://www.ft.com/content/a26fbf7e-48f8-11ea-aeb3-955839e06441

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 14/09/2020

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.