EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Aumento do nível do mar pode elevar os lençóis freáticos interiores

aumento do nível do mar

Aumento do nível do mar pode elevar os lençóis freáticos interiores

Embora muitas áreas costeiras estejam focadas em inundações terrestres como resultado da elevação do nível do mar, a ameaça de aumento do nível do lençol freático não é tão conhecida ou compreendida

Por Bob Whitby*

No primeiro estudo abrangente da ligação entre o aumento do nível do mar e os lençóis freáticos interiores ao longo da costa da Califórnia, os pesquisadores descobriram um aumento da ameaça às áreas povoadas já em risco de aumento dos lençóis freáticos e a possibilidade de inundações em áreas internas inesperadas.

No novo estudo, os pesquisadores modelaram os efeitos da elevação do nível do mar ao longo de toda a costa da Califórnia. Embora os resultados variem com a topografia local, o estudo indica que o aumento do nível do mar pode elevar os lençóis freáticos interiores, resultando em danos à infraestrutura e aumento da gravidade das inundações.

“O aumento da fadiga das estradas, redução do esgoto e drenagem séptica e o potencial de mobilização de contaminantes em solos atualmente acima do lençol freático serão eventualmente acionados mais para o interior conforme o lençol freático sobe com o nível do mar mais alto”, concluíram os pesquisadores.

Kevin Befus, professor assistente de geociências da Universidade de Arkansas, é o primeiro autor do estudo, publicado na revista Nature Climate Change .

Embora muitas áreas costeiras estejam focadas em inundações terrestres como resultado da elevação do nível do mar, a ameaça de aumento do nível do lençol freático não é tão conhecida ou compreendida. A água marinha mais densa é a base de aqüíferos rasos de água doce, empurrando-os para cima. Em algumas áreas de baixa altitude, o rebaixamento pode forçar as águas subterrâneas para a superfície, aumentando a probabilidade de danos por inundações.

Os pesquisadores identificaram as principais infraestruturas em risco de escassez, incluindo o Porto de Los Angeles e os aeroportos de Santa Bárbara e São Francisco.

Mas a água subterrânea não precisa emergir para causar problemas, observaram os autores. O aumento dos lençóis freáticos, por exemplo de 2m abaixo do solo para 1m, pode impactar a infraestrutura enterrada, como canos de águas residuais, conduítes elétricos e fundações de edifícios. Lugares como Miami e Havaí há muito lutam com essa conexão imediata entre o oceano e suas águas subterrâneas. Mas para a maioria das comunidades costeiras da Califórnia, a conexão é mais sutil e ainda não se tornou parte de seu planejamento climático.

Referência:

Befus, K.M., Barnard, P.L., Hoover, D.J. et al. Increasing threat of coastal groundwater hazards from sea-level rise in California. Nat. Clim. Chang. (2020). https://doi.org/10.1038/s41558-020-0874-1

Bob Whitby escreve sobre biociência, geociência, física, ciências espaciais e planetárias, psicologia e sociologia

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 25/08/2020

 

Para pesquisar mais sobre este tema ou outros, use a ferramenta de pesquisa

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.