EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Partículas microplásticas do trânsito chegam aos oceanos por transporte atmosférico

 

oceano
Foto: © UN Environment – EBC

Partículas microplásticas do trânsito chegam aos oceanos por transporte atmosférico

Um novo estudo, publicado recentemente na Nature Communications , descreve como os microplásticos do tráfego rodoviário são transportados para os oceanos – e para regiões remotas como o Ártico.

NILU – Norwegian Institute for Air Research*

“Muitos já sabem que os rios depositam muitos microplásticos nos oceanos”, diz o cientista Nikolaos Evangeliou, do NILU – Instituto Norueguês de Pesquisa Aérea. “Neste estudo, descobrimos que uma quantidade semelhante dessas partículas acaba no oceano como resultado do transporte atmosférico”.

Da atmosfera para os oceanos

À medida que a taxa de produção global de novos produtos plásticos continua a aumentar, quantidades cada vez maiores evitam a coleta e a reciclagem de resíduos. No entanto, as conseqüências ecológicas e ambientais do aumento da poluição plástica são pouco compreendidas. Também sabemos muito pouco sobre como as partículas microplásticas viajam de onde são produzidas para todas as extremidades do mundo.

Nikolaos Evangeliou e colegas da NILU, IIASA e Universidade de Viena combinam uma quantificação global de microplásticos de estrada (produzidos a partir de pneus e freios) com simulações de transporte atmosférico para determinar a dispersão desses poluentes. A maioria dos microplásticos induzidos pelo tráfego vem de regiões densamente povoadas, como o leste dos EUA, norte da Europa e as áreas altamente urbanizadas do sudeste da Ásia.

Os cientistas descobriram que partículas maiores foram depositadas perto da fonte de produção, devido ao seu peso. Por outro lado, microplásticos com 2,5 micrômetros e tamanho menor foram transportados para mais longe. Eles estimam que 140.000 toneladas por ano de microplásticos rodoviários acabam nos oceanos do mundo.

Microplásticos podem diminuir o albedo da superfície

No entanto, cerca de 48.000 toneladas por ano acabam em superfícies remotas cobertas de neve e gelo.

“Isso é preocupante”, diz Evangeliou. “Partículas microplásticas que viajam para regiões cobertas de neve e gelo, como a Groenlândia e o Ártico, podem escurecer a superfície, diminuindo o albedo da superfície. Isso poderia novamente acelerar o derretimento.

Albedo é uma medida de quanto da luz que atinge uma superfície é refletida sem ser absorvida. Gelo e neve refletem a maior parte da luz solar que cai nela, ajudando assim a regular a temperatura da Terra. Superfícies escuras ou matéria, como microplásticos, diminuem essa refletividade, de modo que o gelo absorve mais calor. O albedo inferior, por sua vez, levará ao aumento do derretimento do gelo e da neve e, novamente, a uma refletividade ainda menor – um loop auto-reforçador.

Referência:

Evangeliou, N., Grythe, H., Klimont, Z. et al. Atmospheric transport is a major pathway of microplastics to remote regions. Nat Commun 11, 3381 (2020). https://doi.org/10.1038/s41467-020-17201-9

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 15/07/2020

 

Para pesquisar mais sobre este tema ou outros, use a ferramenta de pesquisa

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.