7 atitudes simples para deixar sua casa mais sustentável hoje e contribuir com o planeta para o amanhã

compra sustentável

Legenda: Não usar sacola plástica é uma solução simples para ajudar o planeta / Autor: cottonbro / Fonte: Pexels.com

O planeta teve uma pausa depois de décadas sofrendo com a poluição. Se existe algo bom para destacar nessa pandemia, com certeza é a redução dos impactos ecológicos. Inúmeras foram as notícias dos benefícios que o isolamento social trouxe para o planeta. Em pouco tempo, as manchetes mudaram do aumento desenfreado para a diminuição da poluição em todos os lugares do globo.

Pela primeira vez em anos o canal de Veneza ficou com água cristalina e foi possível avistar os peixes. O Himalaia pôde ser visto da Índia depois de 40 anos escondido. E aqui no Brasil, a poluição do ar em São Paulo caiu 50% com a quarentena.

Tudo isso trouxe mais consciência e um despertar para o cuidado com o meio ambiente. As pessoas estão buscando alternativas para se tornarem mais ecológicas, nem que seja com pequenos passos. Começar a adaptar a casa com atitudes simples pode contribuir bastante para que você seja parte da mudança.

Aproveite esse tempo de quarentena e confira algumas trocas que você pode fazer para tornar sua casa mais sustentável e influenciar sua família a cuidar do planeta.

A começar pelo cômodo mais utilizado da casa, a cozinha, algumas mudanças simples e baratas podem ser feitas. A primeira delas é trocar a famosa esponja verde e amarela pela bucha vegetal para lavar louça. Segundo nos explica Helena Sartori, editora de cozinha do SweetestHome.com.br, a esponja é feita de derivados do petróleo, já a bucha vegetal é biodegradável!

Outro ponto é utilizar produtos de limpeza caseiros. Você mesmo pode fazer ou consumir de algum fornecedor local. A ideia é reduzir componentes químicos escorrendo pelos ralos e gerar menos lixo por conta das embalagens.

Ainda sobre substituições e redução de plástico, está na hora de aposentar de vez o hábito de usar plástico filme. A solução é guardar os alimentos em potes com tampas ou então apostar nos Ecowraps, um tecido com revestimento especial para embrulhar alimentos.

E lembre-se do poder de uma Ecobag. Você pode fazer sua compra no mercado sem utilizar sacolas plásticas. Com sacolas de tecido e saquinhos reutilizáveis para hortifruti e compra de alimentos a granel você também reduz as embalagens, gerando menos lixo. Além disso, é mais seguro ir ao mercado assim em tempos de pandemia. O vírus pode ficar até três dias em superfícies plásticas. A sua Ecobag você pode lavar assim que chegar em casa, eliminando qualquer possibilidade de sobrevivência do vírus no seu lar.

E se você quer levar a sustentabilidade para outros ambientes da casa, você pode dar uma chance para a escova de dente feita de bambu. Isso reduz o descarte do modelo de plástico, que leva 600 anos para se decompor no meio ambiente. Ou seja, a primeira escova de dente da sua avó ainda existe em algum lugar do planeta.

A ideia é a mesma na escolha do produto para varrer a casa. Você pode substituir a vassoura tradicional pelo modelo de madeira e palha.

Por fim, recicle!!! Separar o lixo corretamente e reutilizar materiais é uma das formas principais de contribuir com a saúde do planeta.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394,, 15/06/2020

 

Para pesquisar mais sobre este tema ou outros, use a ferramenta de pesquisa

 

 

CONTEÚDO SUGERIDO / PUBLICIDADE



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top