Como as mudanças no uso da terra afetam a disseminação de doenças entre animais e pessoas?

 

desmatamento

A maioria dos novos vírus e outros patógenos que surgem nos seres humanos são transmitidos por outros animais, como no caso do vírus que causa o COVID-19.

Por Henrique Cortez, EcoDebate *

Uma revisão recente publicada na Mammal Review examina como as mudanças no uso da terra – como desmatamento, urbanização e conversão para agricultura – afetaram a transmissão de novos vírus e outros patógenos.

A maioria dos novos vírus e outros patógenos que surgem nos seres humanos são transmitidos por outros animais, como no caso do vírus que causa o COVID-19. Uma revisão recente publicada na Mammal Review examina como as mudanças no uso da terra – como desmatamento, urbanização e conversão para agricultura – afetaram essa transmissão.

A revisão constatou que as mudanças no uso da terra causam mudanças no comportamento dos animais, o que afeta o surgimento de doenças em seres humanos de uma variedade de animais, incluindo roedores, gado e outros mamíferos. No entanto, muitos hospedeiros, patógenos e impactos das mudanças no uso da terra, além da urbanização, foram sub-estudados.

Os autores da revisão pedem mais pesquisas para ajudar a prever como novas doenças surgem e se espalham em resposta a mudanças no uso da terra.

“Destacamos grandes lacunas em nossa compreensão de como a mudança no uso da terra afeta a propagação de doenças de mamíferos para seres humanos em termos de como os principais hosts, como morcegos, são afetados, e como importantes mudanças no uso da terra, como a agricultura, impactam a natureza. mamíferos e sua interação com o gado ”, disse o co-autor Orly Razgour, PhD, da Universidade de Exeter, no Reino Unido. “Há uma necessidade urgente de mais estudos que vinculem a ecologia animal e as respostas às mudanças no uso da terra com a ecologia de patógenos e a disseminação de doenças”.

Referência:

White, R.J. and Razgour, O. (2020), Emerging zoonotic diseases originating in mammals: a systematic review of effects of anthropogenic land-use change. Mam Rev. doi:10.1111/mam.12201
https://doi.org/10.1111/mam.12201

* Com informações da Universidade de Exeter

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 04/06/2020

[cite]

 

CONTEÚDO SUGERIDO / PUBLICIDADE



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top