EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

O Brasil teve uma semana de recordes negativos e de perdas para a covid-19, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

 

[EcoDebate] A pandemia segue avançando no território brasileiro em ritmo 3 vezes mais rápido do que na média mundial. Enquanto o país ultrapassou a marca de meio milhão de pessoas infectadas e se aproxima de 30 mil mortes, o presidente da República e seus seguidores, ao invés de combater o coronavírus, atacam as instituições democráticas e promovem aglomerações em meio à quarentena.

Na 22ª Semana Epidemiológica (de 24 a 30 de maio), em somente 7 dias, o Ministério da Saúde registrou mais de 150 mil novos casos (fora toda a subnotificação existente). Este número é quase duas vezes o número de casos da China (país de 1,44 bilhão de habitantes). Apenas no dia 30/05, foram registrados mais de 33 mil casos, cifra superior a todos os casos acumulados da Indonésia (que tem uma população de 273 milhões de habitantes). O Brasil consolidou o 2º lugar isolado e absoluto no ranking global de pessoas infectadas pelo coronavírus.

No ranking global de óbitos o Brasil pulou para o quarto lugar, mas deve alcançar o 2º lugar isolado em no máximo 15 dias, ficando atrás apenas dos EUA. Ao registrar mais de 6,8 mil falecimentos em 7 dias, deixou para trás todos os 5,2 mil óbitos da Índia (que tem uma população de 1,38 bilhão de habitantes).

O gráfico abaixo mostra os valores diários das variações dos casos e das mortes no Brasil de 17 de março até o dia 30 de maio. Nota-se que, a despeito das oscilações dos fins de semana, existe uma clara tendência de aumento. O número médio de casos diários já superou a marca de 20 mil e o número de mortes foi aumentando todas as semanas, passando de cerca de 200, para 400, depois 800 e agora tem ultrapassado constantemente os 1 mil óbitos em 24 horas.

número de casos e de mortes pela covid-19 no Brasil

O epicentro da pandemia foi, inicialmente, a cidade de São Paulo. Depois passou para a região metropolitana de São Paulo, se espalhou para as outras capitais e agora avança celeremente para as cidades do interior e do litoral. Atualmente, o Rio de Janeiro cresce mais rápido e está se transformando em um novo epicentro da doença. O último boletim do Ministério da Saúde mostra que quase 4 mil municípios já registram algum caso da covid-19 (fora toda a subnotificação).

Os mapas abaixo mostram que existiam (até 23 de maio) 3.701 municípios com pelo menos um caso do novo coronavírus e 1.463 municípios com pelo menos 1 morte pela covid-19. O Brasil perdeu a chance de prevenir e já perdeu o controle da transmissão comunitária do vírus e agora só resta remediar e fazer políticas de mitigação de danos.

mapas mostram que existiam (até 23 de maio) 3.701 municípios com pelo menos um caso do novo coronavírus e 1.463 municípios com pelo menos 1 morte pela covid-19

Para complicar todo o quadro, o Poder Central continua abastecendo a população de notícias falsas e exemplos contrários ao que recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS). Vários municípios começaram a flexibilizar a quarentena antes de ter a possibilidade de contágio sobre controle.

Neste quadro, tudo indica que a pandemia vai continuar avançando. Mas as pessoas estão cansadas e a situação social está cada vez mais crítica, com o aumento do desemprego, da pobreza e da perda de renda. Assim, a possibilidade de um conflito social de grande proporção não está descartada.

Os choques sociais e raciais dos Estados Unidos servem de alerta para a situação nacional que, inclusive, é muito mais desesperadora.

José Eustáquio Diniz Alves
Colunista do EcoDebate.
Doutor em demografia, link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2003298427606382

 

Nota da redação: Sobre o mesmo tema sugerimos que consulte a tag: Coronavírus

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 01/06/2020

[cite]

 

CONTEÚDO SUGERIDO / PUBLICIDADE



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.