EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Consumo Sustentável numa Perspectiva Econômica e de Marketing, artigo de José Austerliano Rodrigues

 

sustentabilidade

Consumo Sustentável numa Perspectiva Econômica e de Marketing, artigo de José Austerliano Rodrigues

[EcoDebate]

A visão de consumo como sendo um produto dos processos de tomada de decisão individual tem dominado os estudos econômicos e estudos de marketing.

Assim sendo, os enfoques teóricos para reduzir o consumo e seus impactos tem se limitado a motivar a mudança de comportamento individual, de um lado, e desenhar tecnologias mais eficientes e sistemas de produção mais limpos, do outro. Nesta perspectiva os indivíduos são os responsáveis pela adoção de tecnologias mais eficientes como se elas fossem a solução milagrosa adequada e estivessem prontamente disponíveis. Em resumo, são as pessoas que agem tanto como barreiras e catalizadores da mudança.

Como veremos a seguir, esta literatura está distante de ser consistente, quando se busca teorias alternativas de como o consumo se encaixa nas práticas diárias das pessoas, através de uma perspectiva que parece ser crítica para caracterizar as políticas e atividades do consumo sustentável nos dias de hoje.

Apesar de dois grandes eventos (Rio-92 e Joannesburgo), a publicação de estratégias ambientais corporativas ou sustentabilidade tornaram-se lugar comum e a chegada de muitos produtos inovativos verdes, dados econômicos e ambientais demonstram que boa parte das tendências continua movendo-se fora da sustentabilidade (PEATTIE; PEATTIE, 2008). Não podemos esquecer que o consumo é geralmente determinado pelos regimes sociotécnicos (SEYFANG, 2009), e que o objetivo principal das empresas é o lucro.

Grandes corporações que operam em nível global têm muita influência e o foco delas é determinado por interesses de negócios (LEVKOE, 2006). Consequentemente, as escolhas que os cidadãos podem fazer em lojas e supermercados são muito limitadas, no senso ambientalmente sustentável, levando a dificultar mudanças efetivas na sociedade, mesmo que todos os indivíduos desejassem agir sobre princípios sustentáveis (SEYFANG, 2009). Isto significa que os indivíduos têm escolhas limitadas e suas decisões são, acima de tudo, determinadas pelo sistema da indústria e corporações cuja prioridade é a de aumentar lucros. Isto leva ao fato de que padrões de consumo de acordo com os interesses dos negócios frequentemente têm prioridade sobre a livre escolha individual.

Neste caso, os consumidores são capturados em armadilhas dentro de padrões de consumo e práticas de estilo de vida pelas estruturas sociais do mercado, negócios, padrões de trabalho, planejamento urbano e desenvolvimento (SEYFANG, 2009). Escolhas podem ser feitas dentro do que é oferecido pelo mercado, mas nunca vão além disto. São também limitadas pelas instituições sociais, normas dos consumidores e infraestruturas (SEYFANG, 2009).
Baseado na suposição de que a atual situação ambiental exige a contribuição dos cidadãos, uma parte significativa das políticas ambientais contemporâneas é direcionada para promover mudanças comportamentais dos indivíduos.

Na prática, a noção de ação ambiental do indivíduo predominantemente toma a forma de consumo sustentável (CS), ou seja, os indivíduos fazendo um pouco de sua parte em relação às questões ambientais, dentro do esquema do comportamento do mercado (SEYFANG, 2005). Contudo, a efetividade do consumo sustentável (CS) como ferramenta para se alcançar a sustentabilidade tem sido criticada. A política do CS se mantém firmemente dentro da cultura contemporânea das economias industrializadas, pouco preocupadas com a redução de consumo e mudanças das estruturas sociais.

Neste caso, o CS como política estratégica indica claramente o não desejo ou inabilidade dos governos ocidentais desafiarem as conexões estruturais entre a democracia liberal e a economia de mercado orientada para o crescimento. Ao invés de promoverem uma mudança fundamental nos estilos de vida dos indivíduos e das estruturas sociais, os governos defendem um progresso simultâneo sobre a sustentabilidade ecológica e o crescimento econômico como sendo ambos desejáveis e viáveis.

Diante das falhas do chamado consumo sustentável sugestões têm sido feitas para a responsabilidade ambiental individual de uma forma mais ampla, visando alcançar os estilos de vida e mudanças de comportamentos por considerações morais e não por incentivos externos e financeiros.

José Austerliano Rodrigues. Doutor em Marketing Sustentável pela UFRJ, com ênfase em Sustentabilidade e Marketing, com interesse em pesquisa em Marketing Sustentável, Sustentabilidade de Marketing, Responsabilidade Social e Comportamento do Consumidor. E-mail: austerlianorodrigues@bol.com.br.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 26/05/2020

[cite]

 

CONTEÚDO SUGERIDO / PUBLICIDADE



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.