Emergência Climática: Aquecimento do Ártico pode ter consequências globais

degelo no Ártico

Por Orion Rummler*, Axion

O permafrost de degelo do Ártico pode liberar cerca de 300 a 600 milhões de toneladas de carbono líquido na atmosfera a cada ano, de acordo com o Arctic Report Card 2019 da NOAA divulgado terça-feira.

Por que é importante: as conseqüências das mudanças no clima do Ártico – aceleradas pelo aquecimento da temperatura do ar e pela diminuição do gelo do mar – resultarão em “padrões climáticos alterados, aumento das emissões de gases de efeito estufa e aumento do nível do mar”, relata o Washington Post .

  • O aquecimento da temperatura do ar está “provocando mudanças no ambiente do Ártico que afetam ecossistemas e comunidades em escala regional e global”, diz o relatório.

Detalhes: A camada de gelo da Groenlândia está contribuindo para o aumento médio global do nível do mar, perdendo cerca de 267 bilhões de toneladas métricas de gelo a cada ano.

  • As condições de aquecimento no Ártico promovem a conversão do carbono armazenado no permafrost em gases de efeito estufa.

  • O gelo marinho do Ártico está diminuindo de espessura, tornando-o cada vez mais vulnerável ao aquecimento do ar e dos oceanos.

  • Em maio de 2019, foi a quinta menor cobertura de neve do Ártico norte-americano nos 53 anos desde o início da gravação, enquanto a cobertura de neve de junho foi a terceira mais baixa.

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 12/12/2019

Emergência Climática: Aquecimento do Ártico pode ter consequências globais, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 12/12/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/12/12/emergencia-climatica-aquecimento-do-artico-pode-ter-consequencias-globais/.

 

PUBLICIDADE / CONTEÚDO RELACIONADO



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top