EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Emergência Climática: As chuvas futuras podem superar em muito as previsões climáticas atuais

 

chuva
Foto: EBC

Emergência Climática: As chuvas futuras podem superar em muito as previsões climáticas atuais

Chuvas: Os cientistas analisaram registros da década de 1870 até os dias atuais e os compararam com os apresentados em projeções nacionais

Por Alan Williams*

Casas e comunidades em todo o país sentiram toda a força das chuvas torrenciais nas últimas semanas. E as terras altas do Reino Unido poderão, no futuro, ver significativamente mais chuvas anuais do que o atualmente previsto nos modelos climáticos nacionais, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade de Plymouth.

Os cientistas analisaram os registros de chuvas da década de 1870 até os dias atuais e os compararam com os apresentados no relatório Climate Climate Projections 2018 do Met Office 2018 (UKCP18).

Suas descobertas mostram que houve um aumento significativo na precipitação de primavera, outono e inverno, maior nas áreas de barlavento da região, com o aumento do inverno consistente com as projeções do UKCP18.

No entanto, seus resultados mostram que na primavera, verão e outono as chuvas podem ter uma grande divergência entre meados e o final do século 21, com a incompatibilidade observada maior nas áreas de terras altas.

O estudo, publicado na Climate Research, foi conduzido pelo pesquisador Thomas Murphy e acadêmicos da Escola de Geografia da Universidade, Ciências da Terra e do Meio Ambiente e Escola de Ciências Biológicas e Marinhas.

O Dr. Paul Lunt , Professor Associado em Ciência Ambiental e um dos autores do estudo, disse:

“Nosso estudo ajuda a contextualizar as projeções mais recentes sobre mudanças climáticas no Reino Unido e sugere cautela ao se fazer suposições sobre os impactos climáticos com base em modelos climáticos. Os modelos atuais prevêem que, em 2050, as chuvas de verão em Dartmoor cairão até 20%, mas nossos resultados de registros anteriores mostram que nas terras altas está em uma trajetória ascendente.

“Este estudo mostra que houve aumentos significativos na primavera, outono, inverno e precipitação anual nas regiões montanhosas do sudoeste da Inglaterra entre 1879 e 2012. Enquanto isso, os aumentos moderados na precipitação no verão representam um desvio em relação aos verões mais secos previstos no clima atual e anterior. modelos.

“A esse respeito, esta pesquisa destaca os complexos desafios enfrentados por aqueles que tentam prever os efeitos das mudanças climáticas. As áreas de terras altas estão entre as regiões mais importantes do Reino Unido em termos de biodiversidade e sequestro de carbono, mas também são as mais vulneráveis ao aumento da precipitação. ”

As áreas montanhosas a mais de 300 m acima do nível do mar cobrem cerca de um terço da área terrestre do Reino Unido e são consideradas de importância nacional e internacional devido à sua biodiversidade e patrimônio cultural. Eles também são a fonte de 68% da água doce do Reino Unido e têm um papel significativo na mitigação dos riscos de inundação.

Os níveis de precipitação nas terras altas são tipicamente o dobro da média dos locais de terras baixas do Reino Unido. Como resultado, a contribuição para o risco de inundações e os danos causados pelas inundações a jusante são desproporcionais à sua área de influência.

A pesquisa se concentrou em Dartmoor e Plymouth, com o objetivo de examinar um dos mais antigos registros de precipitação de terras altas e planícies em toda a Europa Ocidental. Também analisou registros de curto prazo de vários sites de terras altas.

Os resultados mostram que nos últimos 130 anos as chuvas nas áreas de terras altas aumentaram em todas as estações, com a primavera, o outono e o inverno aumentando em mais de 12%. Em Plymouth, as chuvas aumentaram mais de 5% em todas as estações, exceto o verão, onde houve uma ligeira queda. Os níveis anuais nas terras altas e em Plymouth aumentaram 11% (226mm) e 5% (46mm), respectivamente, no mesmo período.

Os pesquisadores também dizem que, embora esses resultados sejam importantes em escala local, eles também são relevantes para os locais costeiros do planalto do Atlântico Nordeste.

* Por Alan Williams, com informações da University of Plymouth. Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

Referência

Murphy TR, Hanley ME, Ellis JS, Lunt PH (2019) Deviation between projected and observed precipitation trends greater with altitude. Clim Res 79:77-89. https://doi.org/10.3354/cr01583

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 18/11/2019

[cite]

 

PUBLICIDADE / CONTEÚDO RELACIONADO



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.