EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Impacto climático da energia hidrelétrica varia muito em todo o mundo

 

hidrelétrica
Foto: EBC

Impacto climático da energia hidrelétrica varia muito em todo o mundo

A energia hidrelétrica é amplamente considerada muito mais ecológica do que a eletricidade gerada a partir de combustíveis fósseis, e em muitos casos isso é verdade.

No entanto, um novo estudo revela que o impacto climático das instalações hidrelétricas varia muito em todo o mundo e ao longo do tempo, com algumas instalações emitindo mais gases de efeito estufa do que as que queimam combustíveis fósseis. Os pesquisadores relatam seus resultados na revista Environmental Science & Technology.

Atualmente, a energia hidrelétrica contribui com dois terços da eletricidade gerada a partir de fontes renováveis em todo o mundo, de acordo com a Associação Internacional de Energia, com milhares de novas instalações hidrelétricas planejadas ou em construção em todo o mundo. Essa popularidade decorre em parte da percepção de que a energia hidrelétrica é uma alternativa ambientalmente amigável aos combustíveis fósseis.

É comum pensar que as emissões de gases de efeito estufa das usinas hidrelétricas são semelhantes às das usinas eólicas. No entanto, a maioria dos estudos sobre o impacto climático da energia hidrelétrica negligenciou certos fatores, como mudanças nas emissões de dióxido de carbono que ocorrem quando paisagens naturais são inundadas para criar reservatórios para usinas hidrelétricas, bem como o aquecimento a curto prazo das emissões associadas de metano.

Os pesquisadores analisaram os impactos climáticos ao longo do tempo das emissões de dióxido de carbono e metano de um conjunto de dados de 1.473 instalações hidrelétricas em 104 países. Eles também estimaram as emissões causadas pela inundação do reservatório. A equipe descobriu que as emissões hidrelétricas em média eram muito maiores e, portanto, piores para o clima do que as emissões de instalações nucleares, solares e eólicas, mas melhores para o clima do que as emissões das empresas de carvão e gás natural.

No entanto, algumas instalações hidrelétricas individuais foram piores para o clima do que as usinas de carvão e gás natural, tanto a curto quanto a longo prazo. Os benefícios climáticos do uso de energia hidrelétrica em vez de energia gerada por combustível fóssil foram muito menores no curto prazo que no longo prazo, devido ao grande impacto que as emissões de metano causam no aquecimento, diz Ocko.

A análise também indicou que as emissões variavam de acordo com a região: estimava-se que novas instalações hidrelétricas na Europa Ocidental tivessem impactos climáticos quase nulos, enquanto as da África Ocidental produziam impactos climáticos maiores que as usinas de carvão e gás natural em todas as escalas de tempo.

Esses resultados devem ser considerados ao projetar e construir novas usinas hidrelétricas, dizem os pesquisadores.

Referência:

Climate Impacts of Hydropower: Enormous Differences among Facilities and over Time
Ilissa B. Ocko, Steven P. Hamburg
Environ. Sci. Technol. 2019
November 13, 2019
https://doi.org/10.1021/acs.est.9b05083

Fonte: American Chemical Society, com tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 14/11/2019

[cite]

 

PUBLICIDADE / CONTEÚDO RELACIONADO



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.