Brasil tem um dos mercados de energia solar mais atrativos, aponta relatório

Por: Ruy Fontes – Agência #movidos

energia solar

Um novo relatório divulgado pela empresa de pesquisa de mercado Fitch Solutions apontou o Brasil como um dos dois mercados de energia solar mais atrativos para investidores.

Segundo os analistas, o país é líder mundial em preços baixos nos projetos de geração centralizada de energia solar fotovoltaica.

A afirmação é feita com base nos últimos certames de energia realizado pelo governo, como no leilão A-4 de junho deste ano, quando o preço da solar atingiu mínima histórica no país.

O estudo prevê esse cenário como tendência para os próximos anos, além do aumento nos projetos de geração distribuída devido à inflação no preço da energia elétrica no país.

De acordo com o relatório, a capacidade total instalada da energia solar no Brasil irá subir de 3,4 gigawatts (GW) em 2019 para cerca de 12 GW em 2028.

Outro mercado de energia solar de destaque foi o da Espanha, que deverá crescer 11,4 GW até 2028, segundo a Fitch.

Essa expansão virá tanto de projetos realizados pelo governo do país como por usinas de energia solar privadas voltadas à venda de energia no mercado livre.

Mas, esse crescimento pode ser freado caso o país não resolva questões que ameaçam o desenvolvimento de seu setor, assim como a realização de novos leilões de energia.

O relatório afirma ainda que a Espanha precisará instalar novos 57 GW de fontes de energia renováveis até 2030 para que consiga atingir a sua meta de 74% delas em sua matriz elétrica.

Além de destacar Brasil e Espanha, o relatório da Fitch também apontou o Vietnã como o “mercado a observar” para a próxima década.

Entre os motivos para isso estão os altos índices de radiação solar no país e o forte apoio de políticas oferecidas pelo seu governo.

Com uma meta de 12 GW para 2030, o governo oferece bons subsídios para projetos solares que tornarão o mercado atrativo para investidores, afirmou a Fitch.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 06/11/2019

Brasil tem um dos mercados de energia solar mais atrativos, aponta relatório, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 6/11/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/11/06/brasil-tem-um-dos-mercados-de-energia-solar-mais-atrativos-aponta-relatorio/.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Um comentário em “Brasil tem um dos mercados de energia solar mais atrativos, aponta relatório

  1. Verdadeiramente a energia solar tem demonstrado que no futuro próximo, será real nas empresas e nas residências dos brasileiros essa tecnologia, com certeza todos todos estão em busca de melhorias e ter a energia solar recurso natural em sua casa será ótimo. Porém, o preço ainda é meio salgado, todos esperamos que fique mais acessível para a população em geral.

Deixe uma resposta

Top