EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Emergência Climática – Estudo sugere que as mudanças climáticas podem causar seca em áreas de cultivo de trigo

 

trigo
Foto: EBC

Emergência Climática – Estudo sugere que as mudanças climáticas podem causar seca em áreas de cultivo de trigo

Por Bob Whitby*

Em um novo estudo, os pesquisadores descobriram que, a menos que sejam tomadas medidas para mitigar a mudança climática, até 60% das áreas atuais de cultivo de trigo em todo o mundo poderão ver secas simultâneas, severas e prolongadas até o final do século. O trigo é a maior colheita alimentada pela chuva do mundo em termos de área colhida e fornece cerca de 20% de todas as calorias consumidas pelos seres humanos.

O risco de seca generalizada nas áreas de produção de trigo é quatro vezes maior do que os cientistas veem hoje, disse Song Feng, professor associado de geociências e segundo autor do estudo publicado na revista Science Advances . Tais secas seriam um choque para o sistema de produção de alimentos.

“Se apenas um país ou região vê uma seca, há menos impacto”, disse Feng. “Mas se várias regiões são afetadas simultaneamente, isso pode afetar a produção global e os preços dos alimentos, além de levar à insegurança alimentar”.

Para o estudo, Feng e colegas analisaram 27 modelos climáticos, cada um com três cenários diferentes. “Foram terabytes de informação e levou alguns meses e vários computadores para funcionar”, disse ele. Feng e Miroslav Trnka, professor do Global Change Research Institute na República Tcheca e primeiro autor do estudo, tiveram a ideia do estudo sobre pizza em uma conferência em Nebraska. Eles esboçaram as idéias iniciais do estudo nas costas de um guardanapo.

O estudo constatou que, historicamente, a área total afetada por secas severas em todo o mundo e os preços dos alimentos estão intimamente relacionados. Uma seca mais generalizada significou um aumento dos preços dos alimentos no passado.

Dados os padrões climáticos atuais, a seca severa pode afetar até 15% das áreas atuais de cultivo de trigo, afirma o estudo.

Os pesquisadores descobriram que, mesmo que o aquecimento global seja mantido a 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais, a meta do Acordo de Paris, até 30% das áreas globais de produção de trigo podem sofrer secas simultâneas.

“Isso sugere claramente que o aquecimento global afetará a produção de alimentos”, disse Feng.

Referência:

Mitigation efforts will not fully alleviate the increase in water scarcity occurrence probability in wheat-producing areas
BY MIROSLAV TRNKA, SONG FENG, MIKHAIL A. SEMENOV, JØRGEN E. OLESEN, KURT CHRISTIAN KERSEBAUM, REIMUND P. RÖTTER, DANIELA SEMERÁDOVÁ, KAREL KLEM, WEI HUANG, MARGARITA RUIZ-RAMOS, PETR HLAVINKA, JAN MEITNER, JAN BALEK, PETR HAVLÍK, ULF BÜNTGEN
SCIENCE ADVANCES25 SEP 2019 : EAAU2406
Vol. 5, no. 9, eaau2406
DOI: 10.1126/sciadv.aau2406
http://dx.doi.org/10.1126/sciadv.aau2406

 

* Por Bob Whitby, com tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 27/09/2019

[cite]

 

PUBLICIDADE / CONTEÚDO RELACIONADO



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “Emergência Climática – Estudo sugere que as mudanças climáticas podem causar seca em áreas de cultivo de trigo

Fechado para comentários.