O desmatamento da Amazônia tem um impacto significativo no clima do Brasil

 

desmatamento na Amazônia

 

A perda de cobertura florestal na Amazônia tem um impacto significativo no clima local no Brasil, de acordo com um novo estudo.

University of Leeds*

O Programa Ambiental da ONU alertou que os incêndios na Amazônia ameaçam “… esse precioso recurso natural …” e que a floresta ajuda a mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Informações sobre os efeitos do desmatamento na Amazônia – e a maneira como ele pode intensificar as mudanças climáticas, particularmente em nível local – foram publicadas em acesso aberto na revista Frontiers .

Usando dados de satélite, Jess Baker e o professor Dominick Spracklen, da Universidade de Leeds, avaliaram as consequências climáticas do desmatamento na Amazônia entre 2001 e 2013.

Eles descobriram que o desmatamento faz com que o clima local esquente – e que o aquecimento se intensificou à medida que a gravidade do desmatamento aumentava.

As florestas intactas da região, com menos de 5% de perda de dossel, tiveram a maior estabilidade climática nos últimos dez anos, mostrando apenas pequenos aumentos de temperatura.

As áreas com cobertura de árvores reduzidas para menos de 70% aqueceram 0,44 ° C a mais do que as florestas intactas vizinhas durante o período do estudo.

As diferenças entre florestas intactas e perturbadas foram mais pronunciadas durante a parte mais seca do ano, quando foram observados aumentos de temperatura de até 1,5 ° C em áreas afetadas por desmatamento severo. Esse aumento é adicional ao aumento da temperatura global impulsionado pelas mudanças climáticas.

A coautora do estudo Jess Baker, da Escola de Terra e Meio Ambiente de Leeds, disse: “Os incêndios na Amazônia nos lembraram todo o papel importante que as florestas desempenham em nossos sistemas globais. Mas não se pode ignorar que as florestas intactas da Amazônia também são de importância crucial. para o clima local do Brasil.

“Uma floresta amazônica intacta e saudável ajuda a regular o clima local e pode até agir como um amortecedor dos efeitos do aquecimento das mudanças climáticas, em comparação com as florestas perturbadas”.

O co-autor do estudo Dominick Spracklen, professor de interações biosfera-atmosfera em Leeds, disse: “O desmatamento diminui a quantidade de água emitida para a atmosfera da floresta através de um processo chamado evapotranspiração.

“A evapotranspiração pode ser vista como a ‘transpiração’ da floresta; quando a umidade emitida pelas florestas evapora, esfria o clima local. O desmatamento reduz a evapotranspiração, retirando essa função de resfriamento e causando o aumento da temperatura local.

“À medida que as temperaturas aumentam, isso aumenta o estresse causado pela seca e torna as florestas mais suscetíveis à queima”.

Referência:

Baker JCA and Spracklen DV (2019) Climate Benefits of Intact Amazon Forests and the Biophysical Consequences of Disturbance. Front. For. Glob. Change 2:47. doi: 10.3389/ffgc.2019.00047
https://doi.org/10.3389/ffgc.2019.00047

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 02/09/2019

O desmatamento da Amazônia tem um impacto significativo no clima do Brasil, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 2/09/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/09/02/o-desmatamento-da-amazonia-tem-um-impacto-significativo-no-clima-do-brasil/.

 

PUBLICIDADE / CONTEÚDO RELACIONADO



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top