EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Aquecimento Global – Degelo precoce e chegada antecipada da primavera interrompem o mutualismo entre plantas e polinizadores

 

O degelo precoce aumenta o risco de descompasso fenológico, no qual o florescimento de plantas periódicas e polinizadores sai de sincronia, comprometendo a produção de sementes.

 

Um zangão visita Corydalis ambigua após hibernar. Foto tirada por Yuimi Hirabayashi (Museu Bihoro).
Um zangão visita Corydalis ambigua após hibernar. Foto tirada por Yuimi Hirabayashi (Museu Bihoro).

 

Hokkaido University*

Gaku Kudo, da Hokkaido University e Elisabeth J. Cooper, da Arctic University of Norway, demonstraram que, com o início do degelo derretido na primavera, o efêmero Corydalis ambigua floresce à frente do surgimento de seu polinizador, a abelha.

O aquecimento global afetou a fenologia de diversos organismos, como o momento da floração e das folhas das plantas, a hibernação dos animais e a migração. Isto é particularmente verdade nos ecossistemas frios, aumentando o risco de perturbar as relações mútuas entre os organismos vivos. Também poderia afetar a relação entre plantas e insetos que carregam pólen, mas poucos estudos foram realizados e o assunto permanece em grande parte desconhecido.

Os pesquisadores examinaram Corydailis ambigua crescendo em florestas de temperatura fria em Hokkaido, no norte do Japão, e abelhas, que coletam néctar das flores. Geralmente a flor das flores e o surgimento das abelhas estão em sincronia.

Eles monitoraram a planta e o inseto por 19 anos em uma floresta natural de Hokkaido, registrando o tempo de degelo, floração e emergência de abelhões, bem como a taxa de sementes. Dessa forma, eles puderam observar como o tempo de derretimento da neve e a temperatura ambiente afetam a fenologia local.

O monitoramento de longo prazo revelou que o tempo de derretimento da neve dita quando Corydailis ambigua floresce . Quanto mais cedo o degelo, mais cedo a floração. Os pesquisadores também descobriram que as abelhas, que hibernam no subsolo durante o inverno, ficam ativas quando a temperatura do solo atinge 6ºC. Quando o degelo começa cedo, a floração tende a ocorrer antes de as abelhas emergirem, criando um descompasso. Quanto maior o descompasso, menor a taxa de sementes devido à polinização insuficiente.

Um experimento de remoção de neve também mostrou tendências semelhantes, apoiando a descoberta de que o descompasso fenológico afeta a produção de sementes efêmeras de primavera.

“Nosso estudo sugere que a chegada precoce da primavera aumenta o risco de ruptura do mutualismo entre plantas e polinizadores”, diz Gaku Kudo. “Estudar como essa incompatibilidade fenológica afetará a reprodução e sobrevivência de plantas e insetos poderia nos dar pistas para a questão mais ampla de como o aquecimento global está afetando o ecossistema em geral”.

Referência:

Kudo G. and Cooper EJ, When spring ephemerals fail to meet pollinators: mechanism of phenological mismatch and its impact on plant reproduction, Proceedings of the Royal Society B. June 12, 2019.
DOI: 10.1098/rspb.2019.0573
https://doi.org/10.1098/rspb.2019.0573

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 17/07/2019

[cite]

 

CONTEÚDO RELACIONADO



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.