Biocombustíveis – Impactos do óleo de palma (dendê) sobre a biodiversidade neotropical

 

Plantação de dendê
Plantação de dendê, Culturas Energéticas – NACE da Embrapa Agroenergia e Embrapa Cerrados. Foto de SANTOS, Maria Goreti Braga dos

 

Caros Colegas,

Estou indicando artigos liderados por Lain Pardo, meu ex-aluno de doutorado, que estudou os impactos da expansão do óleo de palma (dendê) sobre os mamíferos nativos na Colômbia, usando o método de captura de câmeras.

Como vocês sabem, o dendê está se expandindo rapidamente na América Latina e em outros lugares nos trópicos.

O último artigo de Lain tem duas conclusões fundamentais:

1 – Reduções na diversidade de mamíferos não são tão severas se as faixas de floresta ripária forem retidas nas plantações de dendezeiros, em vez de serem completamente removidas

2 – As perdas de mamíferos também são menores se for permitido que a vegetação de cobertura do solo se regenere sob dendezeiros, em vez de manter o sub-bosque nu de cobertura

Os artigos anteriores de Lain (listados abaixo) fornecem descobertas importantes:

1 – Em geral, as plantações de dendezeiros têm uma biodiversidade de mamíferos substancialmente menor do que a floresta nativa ciliar e as savanas que substituem

2 – Algumas espécies de mamíferos são muito mais vulneráveis ??à expansão da palmeira do que outras, sendo os mesopredadores generalistas e os herbívoros relativamente tolerantes, e muitas outras espécies sendo altamente vulneráveis.

3 – Em escala de paisagem, quando o dendê aumenta para mais da metade da cobertura do solo (45-75%), a diversidade de mamíferos diminui drasticamente

Artigos Indicados:

Pardo, L. E. V., W. F. Laurance, G. R. Clements, and W. Edwards. 2015. The impacts of oil palm agriculture on Colombia’s biodiversity: What we know and still need to know. Tropical Conservation Science 8:828-835.

Pardo, L., M. Campbell, W. Edwards, G. R. Clements, and W. F. Laurance. 2018. Terrestrial mammal responses to oil palm dominated landscapes in Colombia. PLoS ONE 13(5):e0197539.

Pardo, L. E., F. de Roque, M. J. Campbell, N. Younes, W. Edwards, and W. F. Laurance. 2018. Identifying critical limits in oil palm cover for the conservation of terrestrial mammals in Colombia. Biological Conservation 227:65-73.

 

Saudações a todos(as)

Bill

William F. Laurance, PhD, FAA, FAAAS, FRSQ
Distinguished Research Professor
Australian Laureate & Prince Bernhard Chair in International Nature Conservation (Emeritus)
Director of the Centre for Tropical Environmental and Sustainability Science (TESS)
Director of ALERT (ALERT-conservation.org)

College of Science and Engineering
James Cook University
Cairns, Queensland 4878, Australia

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 03/06/2019

Biocombustíveis – Impactos do óleo de palma (dendê) sobre a biodiversidade neotropical

, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 3/06/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/06/03/biocombustiveis-impactos-do-oleo-de-palma-dende-sobre-a-biodiversidade-neotropical/.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top