EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Cobertura do gelo do mar Ártico atingiu um recorde de baixa em abril de 2019

 

Abril de 2019 foi o segundo mais quente já registrado desde 1880

Informe NOAA – National Oceanic and Atmospheric Administration

A Terra continua a suar e no mês passado não foi excepção. Abril de 2019 foi o segundo mais quente de abril no registro, que remonta a 1880. A região do Ártico também não foi poupada, já que a cobertura de gelo do mar encolheu para uma baixa recorde para o mês.

Aqui estão os destaques do mais recente relatório mensal sobre clima global da NOAA:

Clima pelos números

Abril de 2019

A temperatura média global em abril foi 1,67 graus F acima da média do século XX de 56,7 graus F, tornando-se o segundo mais quente de abril no recorde de 140 anos atrás de abril de 2016. No mês passado também foi a 43 consecutiva de abril e 412 meses consecutivos que viu temperaturas globais acima da média.

No acumulado do ano de janeiro a abril

O período de janeiro a abril produziu uma temperatura global 1,62 graus F acima da média de 54,8 graus, que é o terceiro ano mais quente já registrado. As temperaturas recorde-quentes para o quarto mês foram registradas em partes da Austrália, sudeste do Brasil, Ásia Central, Atlântico Sul e sudoeste dos oceanos indianos e os mares de Barents, leste da China e Tasman.

 

Mapa anotado mostrando eventos climáticos notáveis que ocorreram em abril de 2019.
Mapa anotado mostrando eventos climáticos notáveis que ocorreram em abril de 2019.

 

Destaques

O gelo do mar encolhe nos dois pólos : a cobertura média do gelo do Ártico (extensão) em abril foi de 8,4 por cento abaixo da média de 1981-2010 – a menor registrada em abril. A extensão do gelo do mar Antártico foi de 16,6 por cento abaixo da média, o terceiro menor de abril, no registro.

A frieza canadense alcançou o sul : temperaturas mais baixas do que a média foram registradas de janeiro a abril em grande parte do Canadá e do centro-norte dos EUA, cerca de 3,6 graus abaixo da média.

 

Do NOAA, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 22/05/2019

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.