EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Teresina, PI: Horta contribuirá para melhoria da alimentação de crianças com câncer

 

Horta contribuirá para melhoria da alimentação de crianças com câncer

Em breve, as crianças com câncer atendidas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, hospedadas no Lar de Maria, situado na zona sul de Teresina, receberão alimentação preparada com as verduras fresquinhas e sem agrotóxicos colhidas na horta implantada no local pela Embrapa Meio-Norte, em parceria com a instituição.

 

Equipe da Embrapa montando horta no Lar de Maria
Equipe da Embrapa montando horta no Lar de Maria – Foto: Eugênia Ribeiro

 

Na manhã de segunda-feira (15/04) foi iniciado o plantio da horta, que contará inicialmente com alface, tomate, cebolinha, coentro, quiabo, rúcula, beterraba e cenoura. Os canteiros haviam sido construídos há algum tempo, mas a horta estava desativada. No início deste ano, a Rede Feminina de Combate ao Câncer entrou em contato com a Embrapa Meio-Norte e solicitou apoio para a implantação da horta.

A horta contribuirá para que os pacientes e familiares possam consumir verduras frescas e livres de agrotóxicos. Além disso, as hortaliças caseiras colaboram com a diminuição de gastos e permite um maior contato com a natureza, além de qualidade e confiabilidade nos produtos produzidos prol da saúde e do bem-estar.

A equipe, formada pelo engenheiro agrônomo Pedro Rodrigues, analista de Transferência de Tecnologia; pelo técnico agrícola Erisvaldo Bispo Cardoso e pelo operário Sebastião Gomes da Silva, realizou a limpeza dos canteiros, a preparação do solo e agora, o plantio das mudas e sementes. Daqui a cerca de 25 dias, algumas das culturas implantadas já estarão disponíveis para consumo dos pacientes e seus familiares. De acordo com Pedro Rodrigues, a escolha das variedades para plantio na horta foi feita de acordo com os hábitos alimentares dos hóspedes e também da adaptação às condições climáticas de Teresina. “Priorizamos alimentos que já fazem parte da dieta dos hóspedes e vamos introduzir outros para que façam parte da sua alimentação daqui em diante”, comenta o agrônomo.

Para Carmem Lúcia Campelo, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, a parceria com a Embrapa e com outras instituições públicas e privadas é de extrema importância para a sobrevivência da instituição. Ela destacou a satisfação em poder contar com a Embrapa nesse trabalho que faz parte da campanha “Preciso Viver 2019”, voltada à saúde e qualidade de vida e que estará acontecendo durante todo o ano. “Ficamos extremamente satisfeitos com a parceria e com o acompanhamento técnico que teremos daqui em diante”, comenta.

Carmem Lúcia ressaltou a importância da implantação de hortas em áreas urbanas para a melhoria da alimentação, e, consequentemente da saúde. “A incidência do câncer está muito grande. Em 2030 está previsto que 70% da população do Brasil tenha câncer. Não depende de nós a cura do câncer, mas depende de nós promovermos o máximo possível a nossa saúde para que tenhamos menos possibilidade de sermos um paciente com câncer no futuro. A grande mensagem dessa iniciativa buscarmos uma alimentação saudável, promover a saúde e a consequente prevenção do câncer”, complementa.

Pedro Rodrigues incentiva a toda e qualquer pessoa a montar uma pequena horta em casa. Para ele, um pequeno espaço que receba incidência de raios solares e água de boa qualidade são suficientes para a implantação de uma horta. “Tendo isso, a pessoa pode fazer um canteiro no chão, ou mesmo reaproveitar canos e outros materiais e fazer pequenos canteiros suspensos”, explica.

Por Eugênia Ribeiro, jornalista
Embrapa Meio-Norte

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 17/04/2019

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.