EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Bem vindos à Era Binária, artigo de Montserrat Martins

 

artigo de opinião

 

Era Binária

[EcoDebate] 2019 começa agora, depois do carnaval, e vai ser um ano agitado. Quem procura emprego torce para que seja uma agitação boa, de reaquecimento da economia. Quem já trabalha teme ser afetado pela reforma da Previdência.

As redes sociais continuam “nervosas”, como se as eleições de 2018 não tivessem acabado. Quem perdeu a eleição fustiga o governo. E o governo se dedica a governar fustigando a oposição, até pelo twitter.

Era tradicional que os governantes cumprissem um papel “institucional”, dos discursos protocolares de “governar para todos”, de caráter “agregador”, tentando cativar mesmo quem não votou no governo eleito. Será um sinal dos tempos, o abandono da fala conciliadora dos eleitos?

Dizem os roteiristas de Holywood que o que sustenta a audiência dos filmes é o conflito. Os marqueteiros vivem da polêmica e a política é cada vez mais midiática, à base de “memes”, de conteúdos mais rasos. Será que os políticos, agora, além de disputar a eleição com discurso agressivo, tem de governar assim também?

O século XXI tem como características principais a massificação das relações humanas e da tecnologia. O mundo digital é um “modelo binário”, sim ou não, sem graduações – quem captava as sutilezas era o modelo analógico.

Será que esse modelo binário, sem graduações, afetou nosso modo de ver o mundo? Tal como a tecnologia, precisamos de simplificações (sim ou não, sem intermediários), para produzirmos resultados?

Querem nos fazer crer que é uma luta do bem contra o mal, uns dizem que o bem está no governo e que para isso tem de atacar a oposição, outros que o bem está na oposição e por isso tem de atacar o governo. Onde fica o analisar caso a caso, se temos de ser a favor de tudo, ou contra tudo?

Ainda não sabemos se 2019 será um bom ano para a economia, do que tanto precisamos, com milhões de desempregados. Mas, no Brasil e no mundo, estamos definitivamente na Era Binária, onde os conflitos não terminam com as eleições.

 

Montserrat Martins, Colunista do EcoDebate, é Psiquiatra, autor de “Em busca da alma do Brasil”.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 11/03/2019

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.